Flex/ Flex Builder 3

10 plug-ins para deixar seu Flex Builder turbinado

O Flex Builder é sem dúvida a primeira IDE que um desenvolvedor terá contato quando iniciar no mundo Flex. Porém quem já trabalha com outras IDEs, vai sentir falta de alguns recursos existentes. Veja abaixo uma lista completa de plug-ins para melhorar seu Flex Builder e conseqüentemente aumentar sua produtividade com a ferramenta.

  1. RegExp Painel: O RegExp é para quem trabalha gosta de usar expressões regulares em Actionscript e quer testar na própria ferramenta, sem ter que usar outras ferramentas para tal. Baixe aqui.
  2. Enterprise IDE:Um baita plug-in, pena que ainda não há definições sobre comercialização, suporte, preços. Porém traz uma gama de recursos interessantes, desde leitor de RSS à geradores de classes. Baixe aqui
  3. Cairngorm Plugin: Desenvolvido pelo próprio pessoal da Adobe, esse plug-in fornece de forma fácil a geração de novas classes para quem usa o Cairngorm Framework. Baixe aqui.
  4. Blueprint: Pintou aquela dúvida no meio do desenvolvimento e quer ver como um método, classe, componente funciona? Não precisa mais ficar esperando o Google responder para você, com o BluePrint você faz tudo isso sem sai da IDE. O Blueprint foi desenvolvido por uma empresa na Romênia que fora comprada pela Adobe. Baixe aqui.
  5. Flex Formatter: Se seu código está meio bagunçado no aspecto de identação. O Flex Formatter é feito para você, como o próprio nome diz, ele ajeita o código para você e lhe ajuda a manter um código legível e organizado. Baixe aqui.
  6. Eclipse Monkey: Sabe o famoso Grease monkey do Firefox?Pois é alguém teve a idéia de usar a mesma idéia do grease monkey dentro do Eclipse, com ele é possível fazer de tudo, prota tanto que você pode por exemplo gerar automaticamente getter e setters. Baixe aqui.
  7. Aptana: Quer que seu Flex Builder tenha um editor de XHTML, CSS, Javascript excelente sem ter que usar outra IDE? O Aptana é feito para isso, além disso com ele você pode gerar novos projetos AIR usando apenas Javascript, coisa que no Flex Builder só é possível usando Flex. Baixe Aqui.
  8. PDT Plug-in:Se você é desenvolvedor PHP e quer incorporar em seu Flex Builder a edição de código PHP sem usar a IDE da Zend. Você pode usar o PDT dentro do seu Flex Builder e ter suporte a edição de código PHP. Baixe aqui.
  9. CFEclipse:Você desenvolvedor ColdFusion, já conhece o CFEclipse, o bom é que você pode instalar o plug-in do CFEclipse direto no seu Flex Builder e assim editar cfcs, cfml sem precisar de outra IDE. Baixe aqui.
  10. Flex Builder em Full Screen: O Plug-in Eclipse Fullscreen, ajuda você que está de saco cheio dos paineis Flex Navigator, Flex Components e Outline, que ficam ali ao lado ocupando espaço. Você só quer um desejo ter o editor 100% livre de qualquer coisa que lhe chame a atenção. Baixe aqui.

Outros técnicas que você pode usar para pimpar seu Flex Builder, você acha aqui(1), aqui(2)e aqui(3).

Ficou algum plug-in de fora? Comente aqui.

2 thoughts on “10 plug-ins para deixar seu Flex Builder turbinado

  1. Só adicionar que o Aptana inclue um cliente FTP que permite vc sincronizar teu ‘bin’ local com teu site remoto.

    Assim, depois de testar tua aplicação é só clickar 1 botão e teus arquivos snao carregado pro teu site, tudo de dentro do FB.

  2. ahh, faltou o Subclipse tb, que é um plugin que te dá um cliente SVN. Muito melhor que o CVS para controle de versões.
    Além disso, pra acessar projetos e códigos no SourceForge, Google Code, etc. vc precisa dele.
    Baixa aqui: http://subclipse.tigris.org/install.html

Comments are closed.