Pessoal

O que eu fiz em 2013 e o que você fez?

Zebra-l

De acordo com o calendário gregoriano, o ano de 2013 chegou ao fim. Foi um excelente ano, especialmente no quesito aprendizagem.

Aprendi várias coisas, eu tentei o máximo que pude esse ano colocar em prática o que eu assisti na palestra do Matt no TED. Aprenda algo novo em 30 dias.

O Resumo de meu aprendizado foi:

  • Aprendi Javascript à um nível de consciência semelhante ao Actionscript, essa parte foi fácil, já que é bem semelhante ao Actionscript, a parte mais complicada foi faze-lo funcionar semelhante em vários navegadores. No blog você pode ver alguns scripts escritos e outros exemplos que coloquei na conta do GitHub. Até tentei escreve meu próprio framework.
  • Aprendi a bloquear e proteger de DDoS.
  • Aprendi a programar em Python, eu escrevi até um crawler para comparar preços com o BlackFriday Brasileiro, embora eu já sabia que maior parte das oferas eram ofensivas ao consumidor, já que 72.6% dos preços oferecidos já haviam sido dado 45 dias antes. :( Eu teria confiança em escrever um aplicativo para um cliente no futuro.
  • Aprendi ASP.NET/C# com Razor template, finalmente eu entrei no mundo .Net através do ASP.net, juntamente com C#, não posso dizer que estou craque, o C# tem muita coisa semelhante a sintaxe do Actionscript, embora seja um pouco diferente no quesito de funcionamento, especialmente no que se trata de coleção de dados, alocamento de memória e seus diferentes tipos de variáveis e classes, isso pode ser um grande desafio para quem está aprendendo do zero. Digamos que o que eu consegui aprender em 30 dias me fez participar de um evento de desenvolvedores da Nokia para o lançamento do 1020, isso é assunto para outro tópico.
  • Melhorei meu Bahasha Indonesia, agora consigo falar pronomes, verbos e frases curtas, já fazem 2 anos que fui lá e espero voltar em breve com maior dominio da língua, eu tenho um excelente professor e amigo, me ajudou bastante quando estava estudando.
  • Arrisquei no espanhol, é vergonhoso ter vizinhos que falam espanhol e ter que ir na Argentina e falar Inglês, então agora eu tenho um portunhol digno de ser entendido para quem tem paciência em me ouvir. Ouvir para mim é mais fácil entendo uns 70% do que falam e contextualizo na frase para entender todo o propósito da fala. Tenho uma prima que é mestre em Espanhol e vez ou outra tiro o sarro dela falando em espanhol para praticar o idioma.
  • Falando um pouco fora do contexto de tecnologia, aprendi Marcenaria, durante 30 dias eu queria aprender algo, então entrei no Youtube e comecei a fuçar os canais relacionados, e aqui estão os canais que eu mais assisti durante 30 dias.

    O Arteirinho merece menção honrosa, já que não fiz nada relacionado a artesanato, eu peguei algumas dicas de como serrar com qualidade usando a serra tico tico.

  • Aprendi a usar o Premiere Pro da Adobe, editar videos agora ficou mais fácil do que usar o Windows Movie Maker, eu fiz até um video bacana do Campus Party Recife. Nada que seja do estilo Hollywood, mais dá para o gasto.
  • Registrei 1 patente ainda pendente
  • Conheci e fiz vários novos amigos no Rio de Janeiro onde passei 60 dias, nunca havia pensado em morar no Rio antes, foi um boa experiência.
  • Li 2 bons livros

Não é fácil manter esse ritmo quando você tem deveres, especialmente quando você tende a viajar mais do que ficar em casa nos finais de semana e aproveitar para aprender algo novo.

Palestrei no Campus Party Brasil, virei curador da área de desenvolvimento do Campus Party Recife, fui palestrar no Web Summit 2013 sobre a RIACycle, aprendi a palestrar em 4 minutos apenas, coisa que nunca tinha feito, é legal você falar um pouco de tudo resumidamente.

Fora isso achei tempo para blogar

Escrevi e publiquei mais de 60 artigos aqui no Blog, embora eu tenha dedicado menos tempo que em 2012, ainda saiu alguns artigos de qualidade e mantive a metade do público que tinha em comparação aos anos anteriores, sinal que tenho leitores assíduos.

Audience Overview - Google Analytics

Obrigado a todos os 15 mil visitantes, metade do que eu costumava ter, embora eu consegui aumentar o tempo de leitura de 1 minuto para 3 minutos e também melhorar a qualidade dos artigos.

Financeiramente

Foi o pior ano para o bolso, Ações me deixaram doidos perdi muito dinheiro esse ano com ações, acho que isso vem se arrastando desde 2012 com ainda o país em crise e o PT insistindo que não está, acho que isso é assunto para blog mais do ramo, mais no meu ponto de vista um país que vai bem na bolsa, vai bem na rua e no bolso. Muitos que conheço e investem na bolsa, desistiram do Brasil e foram se arriscar por ai à fora, já que a moratória daqui e o risco Brasil subiu perigosamente.

Meu portifolio desse ano consistia em:

Eu já vendi da BBRY, foi a que mais me deu prejuízo “acompanhado da então lascada Gafisa desde 2012”, eu apostei muito com o lançamento da plataforma 10, embora o mercado de consumidor não gostou muito do dispositivo. Sem cliente, sem preço.

Embora eu tenha mais perdido do que ganho com a desvalorização do Real sobre o Dolar, eu praticamente sai o ano zerado, entre e percas e ganhos eu perdi pouco comparado ao ano passado.

No fim, 2013 teve seus prós e contras como todos os anos, não me arrependo de nada e nem tampouco achei um ano ruim, poderia ser melhor, bem melhor. Mais nunca perca o bom ânimo. Seja sempre honesto, sempre respeite o próximo e tente algo novo a cada 30 dias.

Desejo à você um feliz Natal, um próspero ano novo e que você consiga ser uma pessoa boa, positiva e que contribua para seu país. No ano da copa faça um país descente de se viver mesmo tendo seus problemas, faça sua parte.

Aprenda a vibrar com suas derrotas, apertos, mal humor, eles tendem a nos ensinar alguma coisa que não estamos gostando. E a mudança começa dentro de você.

O que eu espero para 2014?

Sem planos, esse ano vou fazer diferente de todos os anos, no final dele eu te digo como foi.

One thought on “O que eu fiz em 2013 e o que você fez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *