Dicas/ Negócios/ Pessoal/ RIA

A gerência e sua curta visão de mercado RIA

Daqui alguns dias, iremos treinar 237 pessoas em um mini-curso de Flex 3 para aqueles que nunca tiveram contato com o Adobe Flex, ou até para aqueles que já tem porém bem limitado seus conhecidos.
Falando um pouco do curso, a idéia geral é mostrar não o caminho das pedras mais uma visão geral passando por vários tópicos já listados no conteúdo programatico, deixando assim qualquer um dos 237 aptos a entender como funciona o Flex e até mesmo rabiscar algumas linhas de programação em Actionscript 3.0 e MXML.
Porém, até hoje de manhã tinha guardado comigo 12 e-mails dos inscritos reclamando do curso por ser em uma segunda feira. Pensei logo em seguida “Hora raios! De graça e ainda reclama? Um curso que custa cerca de R$590,00 por cabeça e a pessoa ainda não reconhece…”.
Depois que fui lendo o e-mail, retirei o que pensei e vi que o grande problema era gerencial. Onde começo agora com o prólogo deste post.

Você querido desenvolvedor se pergunta “Por que meu chefe é tão chato? Por que ele é um pela saco? Por que ele é tão grosso? Por que ele nunca entende os problemas? Por ques???
São tantas as perguntas, mas o que você já sabe é que seu chefe é um mané ou um escroto. De dois um.

É o que acontece com os 12 que me enviaram e-mails, reclamando que os “chefes”, não estavam querendo libera-los para fazer o treinamento e que eu poderia passar essas vagas para outras pessoas. Humm “Huston we have a blind problem”.
Esse post é para os gerentes. Raciocinem comigo. Vocë possui 3 programadores dos quais os 3 querem fazer o treinamento, porém impossibilitados pela sua cegueira. O que fazer? Simplesmente deixe-os fazer. O por que disso eu explico logo abaixo.
Imagine que sua empresa atual está super empolgada com o novo Delphi, novo Powerbuilder, novo GWT. E esses projetos podem dar um certo retorno a sua empresa. Porém dá uma baita dor de cabeça em questão de suporte que muitas vezes você chega a perder o cliente por que o sistema não atendeu as espectativas necessárias do cliente.
Então caro amigo, mude para o Flex, Não que ele seja a salvação de todos os seus problemas, que ele venha tirar leite de pedra ou coisa do tipo. Mais te garanto uma coisa, ele agrada e muito na hora de fechar uma nova venda, de atualizar aquele teu antigo sistema, de agregar valor ao seu novo produto. Em uma nova roupagem.
Vocë caro gerente sabe que recursos ou seja “Pessoas” é o maior capital e patrimônio de uma empresa, se você não tinha essa visão é melhor começar a te-la. Então pense comigo, qual o maior gasto com capital humano? Treinamento, acertou em cheio.
Treinamento é sem dúvida uma das coisas mais caras e prolexas de uma empresa de médio e grande porte. Imagine que em 2007 um grande banco brasileiro nos chamou para dar treinamento. Ao total foram 289 pessoas treinadas por nós. De longe foi o maior treinamento pago e privado já dado por nós. Imagina quantos zeros foi esse treinamento e por quanto saiu cada cabeça?
Agora você tem uma importante decisão a ser feita. Libero ou não para o treinamento?
É contigo campeão. Vocë economiza no treinamento e ganha em dobro, por que seu desenvolvedor já sabe alguma coisa em Flex e você pode até arriscar um novo treinamento mais elaborado conosco e mais barato devido ao seu gesto nobre.
Sem contar que existem outros benefícios como melhorar sua visão de mercado, atingir clientes e inovar com o conceito RIA, etc.

Agora caros desenvolvedores, se você é do meu tipo que gosta de ter um diálogo aberto, super direto e honesto. Mostre esse post ao seu querido chefe. Ele vai adorar.

3 thoughts on “A gerência e sua curta visão de mercado RIA

  1. PARABENS IGOR!!!
    Por isso que vc esta add em meu rss! rsssss
    Gostaria de parabenizar a genial ideia em OFERECER de graca seus conhecimentos, como comparou muito bem em sua colocacao, nao deve se dar ao luxo das 12 pessoas… logico cada um tem o seu ponto de vista e devemos respeitar, mas abrir mao de uma oportunidade dessa, gente acorda pro mundo!!!? um aprendizado com mestre como IGOR, nao facam isso?? PARABENS!

  2. o grande problema, visão limitada das pessoas que ocupam cargos de gerência… isso é triste…

    mas está de parabéns pela iniciativa

    sucesso ae Igor o/

  3. Igor, se houver espaço pra mais um, alguma desistencia anunciada, ou nao comparecimento, estarei online no twitter @sergioeurico para preencher a vaga.

    Neste caso, com sua autorização, posso gravar o curso completo (HD de 1 tera ja formatado pra isso) e depois disponibilizar pra quem não conseguiu se inscrever a tempo (meu caso) mas quer (e pode) aproveitar a oportunidade.

    Parabéns pela iniciativa.

    abraço, paz, saúde e sucesso.

Comments are closed.