AIR 2.0/ AIR Mobile/ Flex

Adobe AIR Launchpad, ferramenta útil para todo desenvolvedor AIR

Não tem idéia alguma de como criar uma aplicação Flex usando o AIR? Acredite segundo Homer Simpson, 1 em cada 3 desenvolvedores Flex, nunca, mais nunca usou ou criou um aplicativo AIR em sua vida.

Dessa teroria, tiramos duas conclusões, ou o marmanjo não manja muito, ou tem preguiça de configurar um aplicativo AIR do zero.

A primeira opção não tem solução rápida, você vai ter que melhorar e/ou vender água de coco na praia. A segunda temos o então útil Adobe AIR Launchpad.

O que é o Launchpad? É um aplicativo utilitário que vai configurar para você todas as opções possíveis que uma aplicação feita para o AIR possa ser criada, ele te ajuda a definir tudo que o Application descriptor do AIR possa suportar. Em suma geral, é um gerador de projeto.

O atual versão beta, além de te ajudar a criar essa estrutura, ele gera um arquivo de projeto para o Flash Builder, onde você pode facilmente importar.

Vamos a um passo-a-passo?

Supondo que você tenha já o Adobe AIR run-time instalado em sua máquina (versão 2.5) ok?

Primeira coisa que você deve fazer é baixar o AIR Launchpad do Labs da Adobe. Clique aqui e baixe.
airlaunchpad

A primeira tela que você vai ter do launchpad é essa ai que você está vendo. Você escolhe criar projetos para Mobile ou Desktop. Eu escolhi Desktop. Então a próxima tela é essa.
airlaunchpad2

Veja que eu coloquei algumas configurações ao meu projeto, por exemplo tamanho de 700×500, usar o recurso de auto-update e de resize.

Clique em Next e você vai direto para a aba de configuration. Nela você define outros comportamentos mais “avançados” para seu projeto AIR. Nessa parte ele não influencia no Application description, ele vai além disso criar algum código fonte já pronto para você. Olha que massa!

Eu escolhi as seguintes opções.

airlaunchpad3

Clique em Next e vamos adicionar mais alguns exemplos, na aba de “Samples”. Tem 10 opções que você pode adicionar ao seu gerador de projeto.

airlaunchpad4

Adicionei apenas 2 opções, Drag-N-Drop e usando o HTML Component, como é demonstração eu não preciso ir além disso.

A última parte do Launchpad é gerar a estrutura do projeto em sí, não só isso como também um arquivo de projeto para o Flash Builder. Um dos recursos extras como você ver na imagem abaixo é a possibilidade de gerar um Badge para meu projeto. Muitos esquecem de fazer isso, e simplesmente passa apenas o arquivo .air para amigos ou empresa instalar, o Badge é bom que fideliza e dá uma aparência profissional para seu projeto.

O Launchpad faz isso ridiculamente simples, tudo que você precisa é de uma imagem (215×100)pixels, seja ela PNG, JPEG, você basta arrastar na área demarcada por ele. Selecione depois o local onde você quer salvar seu projeto e clique no botão vermelho “Generate AIR Project”.

airlaunchpad6

Se você fez tudo certinho, então você vai ver essa tela acima, além do programa abrir o diretório contendo o projeto que você acabou de criar, com 1 diretório para o projeto e 1 projeto em .zip para você importar para o Flash Builder.

airlaunchpad7

Ok, eu particularmente deletei meu arquivo .zip e fiquei só com o diretório. Agora meu próximo passo é importar esse projeto para o meu workspace do Flash Builder e apertar o gatilho do “Run”.

Para isso, basta eu ir em File > Import > General > Existing Project into Workspace > Next.

E logo em seguida essa tela abaixo aparece, onde eu marquei a opção de selecionar o diretório onde estava o projeto gerado e lembrei de marcar a opção “Copy into workspace”. Assim eu consigo deletar da minha área de trabalho e não deixar ela poluída, guardando o projeto no local certo.

airlaunchpad8

E o projeto vai aparecer como uma luva em meu Flash Builder. Com os códigos gerados e tudo mais, fácil aprender AIR assim não é?

airlaunchpad9

Dica importante para quem usa o Flex SDK 4.5, Vai dar erro no Application Descriptor, já que o AIR Launchpad foi feito para 4.1 e não para o 4.5. Solução? Basta abrir o Application descriptor e mudar o namespace de 2.0 para 2.5 e Voilá!


  MeuProjeto

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *