Flex

Ajax Data Services no Adobe Labs

Um novo projeto foi adicionado ao Adobe Labs, o Ajax Data Services, é uma alternativa para empresas de desenvolvimento que gostam de desfrutar dos abusos e usos do Ajax, gosto de chamar de Javascript aperfeiçoado, combinado com a luxúria do Flex Data Services como serviço de mensagem e agrupamento de informações direta.

O Ajax Data Services aka( AjDS), é um projeto bem legal. Eis algumas de suas características técnicas abaixo.

O que é Ajax Data Services ?

Nada mais é, que um conjunto de bibliotecas de Javascripts, que dão à possibilidade de desenvolvedores Ajax utilizarem serviços de mensagens e acesso a serviço de dados direto no Flex Data Services, não importando que plataforma o usuário final está acessando. Sendo pelo flash player ou pelo navegador.

Qual o verdadeiro sentido disso?

A Adobe está prestes a lançar o Apollo, então como o Apollo nada difere se, está sendo desenvolvido em Javascript ou Flash, é puramente estratégico a posição da Adobe quanto à isso. E um agravante para a massificação das tecnologias Flex,Apollo, FDS, Ajax e o conceito RIA.

O que não suporta?

Detalhe para esse tópico, pois o Ajax Data Services não inclue a biblioteca do Flex RPC. Que para quem ainda não sabe, está incluso HTTPServices, RemoteObject e Webservices, pena né? Porém calma, que ainda está em alpha, isso pode mudar mediante ao tempo.

Quando é que vou usar isso ?

Uma boa pergunta à se fazer, particularmente e atualmente não vejo uso apropriado para administração e coletação de dados, porém acho muito plausível o uso para troca de mensagens o Messaging Services e também pelo quesito de lightwave, já que RIA via Ajax é bem leve.

Onde consigo baixar?

Bom, existe uma série de requesições necessárias para começar a mexer com a criança, começe por aqui.