android_malware

Android Alerta: Cuidado com que o seu dispositivo envia quando está conectado

android_malware

Quando se trata de celular, eu sou cético em sair instalando tudo que tem por ai, por mais gratuito e bem polído o aplicativo seja. Quando sobra aquele tempo eu investigo  um pouco a mais o que o app trás. E pasmem, Todos os Apps que eu baixo 2 em cada 5 querem os meus dados como ‘lista de contatos’, última localização válida, quais serviços estão sendo executados no exato momento.

Mesmo o Google com uma batalha de gato e rato e implementando novas coisas, mesmo assim tais Apps são só descobertos se você desconfiar.

Se você tem um Android, você tem a grande facilidade de monitorar isso com maior clareza, já que você é responsável pelos seus dados e toda fabricante (Apple/Google/Microsoft/RIM) afirma, você é quem deve dizer se deixa ou não acessar tais informações.

Ontem eu queria instalar um App grátis no meu Android, para manter a descrição intácta e preservar os autores, digamos que ela seja uma to-do-list. É sempre bom ficar de olho na concorrência e para minha surpresa, mesmo não pedindo autorização a lista de contatos a App tinha um serviço para tal coleta. Acreditem ou não o App faz duas instalações do aparelho, 1 que é o app propriamente dito e outra é o serviço.

Afim de estudar um pouco à mais essa perceção de captura de dados eu começei a debugar o Aparelho, mesmo com o .apk inacessível você consegue ver os serviços em questão e ver o que eles rodam.

Você pega o ADB e começa a dedilhar o que é exposto, mesmo assim não dá para saber muita coisa além do nome do serviço rodando que você também pode ver direto do Android.

Pesquisei como capturar o tráfego e o que estava saíndo do Android, e acabei com esse link que indico para você baixar e testar em seu próprio aparelho.

No final das contas, realmente o App copiava meus contatos apenas com e-mails, enviava minhas últimas coordenadas de GPS válidas e algumas variáveis métricas para saber que aparelho eu estava utilizando. Ficando apenas o ponto crítico e imoral de coletar meus dados pessoais.

Fiquem espertos com muita vantagem! Cabe a você fazer tais denúncias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>