Flex

Apache Flex 4.8 disponível para download

apache_flex_logo

Desde que a tecnologia Flex foi doada para fundação Apache o projeto em sí é um sucesso, em pouco tempo conseguimos concluir a primeira etapa de incubação que foi boa parte feita pela equipe de transição da Adobe, onde foram doados os frameworks e bibliotecas necessárias, documentação e exoneração de direitos autorais da Adobe para com o Flex SDK, e transitando bibliotecas proprietárias para alternativas open-source.

Puxa daqui, deleta acolá, finalmente conseguimos criar a primeira release sob o teto da fundação Apache. A comunidade continua amplamente ativa, visto o fato que o Flex ainda é um sucesso entre as 500 maiores empresas segundo a Fortune, já que é comercialmente viável, muita contribuição ao projeto é dada.

A participação brasileira ainda é tímida, porém presente, eu sendo o único Flex committer brasileiro no time, sinto que precisamos colaborar muito mais, por que potencial e uso nós temos de sobra para a tecnologia.

Mudando um pouco de assunto, sobre o SDK, boa parte do release é correções de bugs da versão anterior a 4.6, onde muita coisa foi ajeitada, aproximadamente 60 bugs corrigidos e direitos autorais removidos da Adobe por parte do projeto, onde representa um marco da tecnologia vinda de uma companhia apenas e caindo na graça e uso da comunidade de software livre.

A grande e maior novidade está por vir que é a possibilidade de compilar actionscript e mxml e resultar em HTML/CSS/Javascript. o compilador Falcon está quase pronto para ser doado pela Adobe para fundação ainda esse trimestre Q3, que faz parte do road map  “Flex White paper” que a Adobe lançou no inicio desse ano para acalmar os usuários da tecnologia que investiram abersa.

Quem quiser baixar o SDK basta visitar o endereço. http://incubator.apache.org/flex/

Prometo que o próximo post é falando como baixar, configurar e utilizar o SDK no seu atual Flash Builder,FDT manualmente ou usando um aplicativo feito por um dos committer Om, que fica bem fácil de utilizar o novo SDK no seu Flash Builder.

 

 

 

 

4 thoughts on “Apache Flex 4.8 disponível para download

  1. Olá Igor, parabéns pela volta do blog, muito sucesso, espero que continue a falar da plataforma flex, depois que o Flex foi pra apache a internet ficou escassa de conteúdo atualizado sobre essa tecnologia, também fiquei surpreso que muitas empresas debandaram do flex…
    Sobre o projeto Falcon, fiquei com uma dúvida, ele irá gerar código html5/css/javascript, você sabe como vai ficar o tratamento para aplicações Flex que hoje utilizam captura de câmera e microfone, se conectam com servidores de streaming tipo red5, utilizam SharedObject, até onde eu li não tem como fazer isso com html5/css/javascript.
    valeu, sucesso.

  2. Oi Fábio

    Nem tudo que é hoje suportado no Flex, será suportado no Falcon devido o DOM do HTML.

    Boa parte da interação do projeto será interpretada melhor.

  3. Só falta uma instalação facil agora do 4.8 no flash bilder, estamos esperando anciosos um post sobre isso, já tirando uma duvida,,, como o 4.8 não teve nenhuma alteração de componente, vai ser possivel ter um alxilio no modo designe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *