Quem é?

IMG_3980

Igor Costa, apaixonado por desenvolvimento de softwares voltados para internet e conexão com máquinas. Sua carreira profissional teve inicio em 1998 quando virou aprendiz gratuito de conserto de computadores em uma pequena empresa de informática na sua cidade Natal. Depois de dois anos tornou-se professor de Inglês e voltou à área de informática quando assumiu o cargo de Diretor de tecnologia da Mineração Caraíba com 19 anos. Lá aprendeu o que é ser empreendedor e teve um grande mentor, Neildson Sobreira, que o ensiou valiosas lições.

No mesmo período estava a frente de uma pequena empresa de manutenção de computadores com diversas fazendas como seus clientes, Geraldo Olinda foi um grande amigo durante seus períodos de empresário.

Ingressou na faculdade de bacharel em Ciências da computação. Sua metodologia auto didata o fez aprender a se comunicar em 3 idiomas diferentes ( Alemão, Russo e Espanhol), vez ou outra você vai pega-lo trocando palavras de alemão por inglês e vice versa.

Mudou-se para São Paulo em 2005 para tentar a carreira de desenvolvedor de Software, tentou trabalhar na agência de publicidade Studio Tesla, porém acabou não dando muito certo. Vendo que o mercado estava escasso de profissionais Flash/Actionscript, arriscou-se no mundo ‘freela’ mas permaneceu pouco tempo quando atentou-se para os principais problemas de quem faz um trabalho autônomo, tempo curto e e prazos apertados. Decidiu mudar de área e foi ai que uma proposta de trabalhar com a ENG DTP e Multimida surgiu.

Nessa oportunidade ele encontrou mais um grande mestre samurai para ajudá-lo a compreender o mercado de IT no Brasil: Alvaro Venegas foi um grande mestre, conselheiro e mentor em todos os aspectos de como é ser um empreendedor de sucesso, suas valiosas lições nunca foram esquecidas.

Palestrou e continua palestrando em grandes, pequenos e privados eventos de empresas em todo território nacional como Campus Party, Just Java, em sua vida de viajante por intermédio de várias empresas parceiras/clientes conheceu e fez amizade por onde passou, uma característica bem marcante em sua personalidade.

Em 2009 um grande marco na carreira profissional aconteceu, foi fundada a RIACycle, uma empresa com foco em desenvolvimento de aplicativos para o mercado corporativo e treinamentos on-line, várias aplicações foram feitas para clientes em todos os cantos do mundo, EUA, Indonésia, Finlândia  Emirados Árabes Unidos  Além de treinar mais de 6 mil alunos nos últimos 3 anos. Tudo isso com poucos funcionários mas que transpiravam força de vontade.

Ao mesmo tempo que estava a frente de sua empresa, ele dedicou-se a criar comunidades de desenvolvedores em sua área, dentre elas a lista Flex-Brasil (junto com vários colaboradores), Captivate Brasil (Junto com o Fábio Oliveira), etc. Todas reúnem mais de 10 mil profissionais que trocam informações valiosas todos os dias.

Colaborador ativo do Apache Fundation, Igor é Committer do futuro do Apache Flex, projeto que foi doado recentemente pela Adobe, fazendo parte de um time multi disciplinar que ajuda o projeto a virar realidade.

A mais de 4 anos, ajuda a Adobe a se aproximar de designers e desenvolvedores através de seus produtos sendo Adobe Community Expert.

Hoje está mais uma vez aceitando novos desafios e construindo sua própria história.

Acredite e valorize suas amizades, elas vão sempre lhe ajudar moralmente quando você mais precisa.

10 thoughts on “Quem é?

  1. Igor, ponha-se como um Guru para responder esta minha indagável dúvida. Estou destinado a sair de minha área de conforto (“parafraseando você”) e pretendo afundar a cabeça nos estudos para desenvolvimento web. Qual delas hoje você falaria: “Meu jovem padawan, comece a estudar logo…”

    1) Apache Flex / AIR
    2) Html5 / CSS3 /Javascript

    Aguardo sua resposta para ver que rumo minha vida tomará. (olha a responsabilidade que estou te passando)….KKK…

    Desde já, muito obrigado.

    • hahaha

      Veja só, se você quer entrar nessa área de UI/UX/Front-end eu já partiria direto para a segunda opção.

      Se você quer criar sistemas, eu partiria para soluções .Net da Microsoft como ASP.Net / PHP / C#.

      Flex/AIR ainda é inserto o futuro.

  2. Olá pessoal

    estou desenvolvendo um aplicação em JSF com Primefaces e precisei utilizar um grafico de radar do Javascript, mas nao sei como passar os valores para o mesmo.

    Eu tenho os seguintes RadioButtons:
    https://www.filepicker.io/api/file/N4zJTj4cQpyWrQRPakKh

    E abaixo na mesma tela temos o grafico com os respectivos parametros: https://www.filepicker.io/api/file/XVetv0uQ0Kx4ayckW4tb

    Acho q ficou claro oq eu quero fazer, conforme eu for dando nota para cada uma das categorias(Segurança, Funcionalidade, Estabilidade,Confiabilidade, Portabilidade, Eficiência e Usabilidade) eu gostaria q o Grafico fosse respondendo e se ajustando, como este grafico é de uma biblioteca de JavaScript não sei como fazer com q os valores passados aos RadioButtons sejam passados ao Bean do JSF e retornados ao Grafico.

    Outra duvida, a avaliação das categorias recebe nota de 1 à 5 e o grafico vai de 0 à 100, seria possivel ajustar os valores do grafico.

    Mais uma duvida, eu coloquei 7 categorias no grafico(Segurança, Funcionalidade, Estabilidade,Confiabilidade, Portabilidade, Eficiência e Usabilidade), é possivel eu ajustar a quantidade de valores no grafico, por exemplo, se eu quisesse colocar mais um, isso seria possivel??

    Pessoal, desde ja agradeço.

  3. Meu amigo, gostaria de uma opinião sua!

    Meu cliente quer mudar o ERP dele que usa atualmente JQUERY UI com PHP, ele me pediu para trabalhar com uma UI mais moderna então sugeri a ele a EXTJS ou a FLEX, o que me diz da FLEX,? Com esse lance da APACHE ela ressurgira com força ou pode morrer?

  4. Igor, tudo bem?
    Sou analista de sistema e já programei na época do Adobe Flex 3.
    Vejo na web muita falando que não apena desenvolver em Flex. Isso procede?
    Pois estou voltando a programa depois de 4 anos longe da área de programação e quero desenvolver um ERP para um provedor de internet. A maioria dos sistemas usa PHP para esse tipo de empresa. Gostaria de desenvolver em Flex, mas estou na duvida se vale a pena, pois não quero correr o risco de desenvolver algo que pode ficar sem suporte.

  5. Bom dia.

    Gostei muito de seu webappshangout, acompanhei todo o vídeo, baixei sua aplicação e percebi que a parte de CLIENTES que comentou no vídeo que deixaria pronto como exemplo para baixarmos e fazermos:produtos, fornecedores, etc…., não está no projeto em questão….

    Teria como me disponibilizar essa parte ?

    Desde já parabéns pela iniciativa e pelo ótimo trabalho feito na vídeo.

    Espero que tenha mais vídeos sobre AngularJs, talvez agora, fazendo a parte justamente de back-end, complementando o primeiro hangout…o que achas da sugestão ?

    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *