Flash CS4/ Flex Builder 3

Como usar componentes padrão do Flash CS4 no Flex Builder 3

Últimamente eu venho fazendo alguns experimentos para aperfeiçoar as habilidades perdidas no Flash, já fazia tempo desde 2004 que não abria o Flash nem para fazer banner. Então esse ano voltei para ver como andava o Flash IDE suas novidades, tem muitos recursos que vai ser dificil acompanhar todos em pouco tempo.
Embora o Flash tenha ganhado tantos recursos em sua ferramenta de edição, o editor de actionscript 3.0 peca, é fraco, obsoleto e não tem todas as funções que um bom e básico editor de programação tem.
Isso deixa alguns que trabalham ainda com Flash tristes e com poucas opções. Felizmente em minhas andanças eu vi que muitos optavam por usar o Flex Builder como seu predileto editor de Actionscript.

O editor de actionscript é muito bom para quem trabalhava com Actionscript dentro do Flash IDE, é algo como de água para o vinho. Existe outro editor que também tem que é o FDT que é o campeão em edição de actionscript 3.0. Sem dúvidas é o melhor. Em fim, voltando ao nosso Flex Builder.
A única tarefa para fazer com que o Flex Builer edite seu actionscript não tem mistério, já que cada projeto feito no Flex Builder não passa de pastas administradas virtualmente, o Flex Builder só organiza.

Configurando o Flex Builder

1. Faça o download do Flex Builder stand alone ou plug-in para sua máquena.
2. Instale-o.
3. Crie um novo Actionscript 3.0 Project.
4. Crie um novo diretório chamado libs na raiz do projeto e não na pasta ‘src’, vamos fazer similar o que o Flex Builder faz para projetos Flex.
5. Após criado, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto e vá até a opção ‘properties’.
6. Ao lado esquerdo do menu em lista, escolha a opção ‘Actionscript Build Path’.
7. Clique na aba com o nome ‘Library Path’ e clique no botão add SWC Folder.
8. Digite o nome da pasta, libs. Já que vai conter o diretório do mesmo projeto.

Pronto, com isso concluído, o seu projeto vai aceitar arquevos .SWC diretamente na pasta libs e irá refletir para todo seu projeto. Pulamos agora para o Flash CS4, vamos criar um swc por lá.

Configurando o Flash CS4
1. Faça o download do Flash CS4 Professional
2. Instale-o.
3. Crie um novo arquevo Flash para Actionscript 3.0
4. Após criá-lo, abra o painel de componentes. Para abrir vá em Window > Components.
5. Arraste quais componentes você quer para o palco de seu arquevo, e depois delete.
6. Automaticamente as classes, assets do componente arrastado é salvo na biblioteca do filme Flash, para verificar se eles estão por lá, combine CTRL+L, e você vai ver.
7.Depois disso, você vai precisar da seguinte opção, vá em File > Publish Settings > Desmarque a opção HTML.
8. Selecione a Aba Flash, na categoria ‘SWF Settings, marque a opção Export SWC.
9. Clique OK e pronto, seu SWC está pronto, basta agora arrastar para dentro da pasta libs que você criou lá no Flex Builder que será refletida as mudanças, caso não seja, no projeto lá do Flex Builder, pressione F5 depois que você adicionar o swc.

As vantagens de usar isso é que você pode usar o autocomplete com todas as propriedades dos componentes usados e a facilidade de montar uma interface em um projeto simples de Actionscript.

2 thoughts on “Como usar componentes padrão do Flash CS4 no Flex Builder 3

  1. CAra….

    Seu artigo é muito bom!!porem to com um outro problema…

    depois de tudo isso feito e mei swc na pasta lib…
    como eu faço pra usar ele??
    como eu chamo?

    Vlwss

  2. Seguinte:
    estou montando uma animação de um barco em mar de tormenta. Ao longo
    de toda a animação ha um som de oceano, arquivo de som MP3 comum.
    Em determinado momento há um relampago, e novamente, mas em outra
    camada, coloquei um som, também formato mp3, deste relampago….mas na
    hora de executar a animação, o som do relampago não toca…só toca o
    som do oceano, durante toda a animação. Porque isso? Pode me ajudar?

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