AbsolutoBrasil/ Comunidade

Comunidade colaborativa primeiro passo dado

A Datasul no ultimo dia 31 de março realizou um encontro de software houses do Brasil, para falar de uma das melhores idéias que eu presenciei em termos de “colaboração ativa para desenvolvedores de software”.

Para mim, foi sem dúvida foi muito importante, além de ter apenas “peixes grandes” no encontro, pude participar à convite da Datasul presencialmente; O que de fato me deixou muito contente por poder opinar e debater sugestões e implementações corriqueiras da idéia.

O que eu não imaginava era que grande parte do público foi on-line, muita gente de todo o Brasil participando e dando suas opiniões e idéias.

Nós aqui na igorcosta.com apoiamos fortemente a idéia e já demos o ponta pé inicial para a idéia, sendo ai um dos primeiros colaboradores da comunidade colaborativa.

Uma das nossas criações que irá parar no portal DataSul Open-source é o AbsolutoBrasil. Como também outros novos componentes que estamos desenvolvendo.

Ainda sem muita divulgação, cada um pode participar da comunidade colaborativa proposta pela DataSul. Como posso?

Para desmificar algumas de suas dúvidas à isso, leia o F.A.Q abaixo.

P:Quem pode participar da comunidade?

R: Pessoa física ou jurídica, empresa ou profissional liberal ou de quintal com qualidade em seus códigos ou idéias arrasadoras.

P: Sou um desenvolvedor com pouca experiência em desenvolvimento de código (júnior), mais tenho ótimas idéias na cabeça para componentes ou soluções, Como posso participar dessa forma?

R: Idéias, São a alma das ações, se você tem idéias, você pode participar sugerindo-as no fórum da comunidade, debatendo com o resto dos membros sobre essas idéias.

P: Quais as tecnologias que podem participar da comunidade como forma de colaboração de código fonte?

R: Atualmente a DataSul está apenas suportando Adobe Flex e Java, por serem ambas tecnologias open-source e uma delas por serem mais usadas em território nacional. Futuramente terá suporte a outras tecnologias open-source.

P: Quanto custa para participar da comunidade?

R: Zero reais, gratuitamente você pode participar.

P: Okay, Contribuo com meu código fonte ou idéia única, qual o retorno que eu vou ter com isso?

R: Sem dúvida foi uma das perguntas mais comentadas no primeiro encontro com os principais softwaréouses e participantes presentes.
Quando se tem uma mente de comunidade, você tem que abrir fogo para todos os lados, mostrar seu código fonte não te dá um retorno imediato, porém se você for esperto e saber enxergar a oportunidade mesmo quando outros não. Esta é a razão pela qual você vai publicar seu código fonte e expor sua idéia.
Trabalhando-se com comunidade em um modelo que até a FGV tem que é open-source marketing. Veja o google, mysql, fedora, ubuntu, são todos gratuitos de código livre e estão fazendo o maior sucesso na comunidade de desenvolvedores mundiais. Por que não o seus?

Facilmente percebível a oportunidade a publicar seu código fonte é a venda de serviços, uma vez que você dá gratuitamente o código fonte, pode-se vender ou o cliente que pegar seu código lhe chamar para uma consultoria que valerá à pena.

Mais ponha em mente que colaborar com comunidade é trabalho sem retorno imediato, são os dividendos em mercado de ações.

P: Quais outras formas de participação?

R:
Participando das discussões em fóruns;
Sugerindo melhorias na documentação;
Usando os componentes e sugerindo melhorias;
Usando os componentes e reportando bugs;
Lendo o manual de como fazer o build de um componente e melhorando o processo de empacotamento;
Sugerindo como testar e melhorar os componentes;
Enviando testes unitários;
Olhando os códigos e sugerindo melhorias na estrutura interna;

P: Ainda tenho dúvidas, onde posso conseguir informações diretas?

R: Envie um e-mail para : contato@opensource.datasul.com.br

Lembre-se que a peça fundamental para isso funcionar é você.