Dicas/ Flex/ Flex 2 e Java 5/ Live Cycle

Criando aplicações Flex com Live Cycle 2.5

Para quem está tentando criar aplicações Flex não mais com o Flex Data Services e sim com Live Cycle usando o Flex Builder 2.0.1, precisa fazer alguns ajustes para conseguir funcionar, já que algumas classes do Flex 2.0.1 SDK mudaram de lugar e são partes integrantes do Live Cycle 2.5, uma delas é a Responder muito usada nessa integração entre os dois mundos.

Um dos erros que você vai ter ao tentar fazer uma aplicação rodar com Live Cycle é:

ERROR: Unexpected attribute ‘url’ found in ‘endpoint’ from file: services-config.xml

Como mudou alguns pontos e agora você pode rodar configurações sem precisar reiniciar o serviço, o Live Cycle precisa saber qual é o endereço exato da URI que será acessada pelo serviço seja ela tradução ou comunicação de push de dados. Veja abaixo como você pode configurar o Flex Builder 2.0.1 para usar os benefícios do Live Cycle 2.5, embora essa abordagem sirva apenas para lhe orientar e criar novos projetos baseados no Live Cycle ou JEE(j2ee), não utilize desse artifício para atualizar seus projetos com esse recente SDK, pode gerar vários erros, inclusive no quesito de uso do charts.

Como configurar?

1. Faça um backup da pasta Flex SDK 2, isso vale tanto para a versão plug-in quanto stand alone, geralmente para versão Stand Alone fica em “$:Arquevos de ProgramasAdobeFlex Builder Flex SDK 2” e para versão Plug-in fica em $:Arquevos de ProgramasAdobeFlex Builder plug-inFlex SDK 2.

2. Depois que você tiver instalado o Live Cycle, ou já tiver instalado vá na pasta onde ele fica, geralmente fica em $:lcds, procure pela pasta resources e dentro de resources tem uma pasta chamada flex_sdk, dentro dessa pasta contém o que precisamos que é o flex_sdk_2.zip, descompacte esse arquevo diretamente no diretório referente ao antigo que você fez no primeiro passo, lembre-se que tem que ser o mesmo nome da pasta “Flex SDK 2”.

3. Agora faça uma cópia da pasta lib que contém os arquevos de .jar que faz a compilação, a pasta lib que me refiro é a que representa toda a configuração para rodar uma aplicação que o Flex Builder ou plug-in version faz, se você usa o Stand Alone ela sempre fica em $:Arquevos de programasAdobeFlex Builder 2pluginscom.adobe.flexbuilder.flex_2.0.155577, ou caso você esteja usando a versão plug-in do eclipse, você pode copiar pelo diretório $:eclipseplug-inscom.adobe.flexbuilder.flex_2.0.155577

4. Copie a pasta lib de $:Arquevos de programasAdobeFlex Builder 2Flex SDK 2 para dentro da pasta do plug-in $:Arquevos de programasAdobeFlex Builder 2pluginscom.adobe.flexbuilder.flex_2.0.155577.

5. No passo 3, você copiou o diretório lib, dentro dele existe um arquevo chamado flex-compiler-oem.jar dentro da pasta lib que você criou no passo anterior.

6. Nesse caso como o Flex SDK que você copiou dentro da pasta resources do LCDS, ele não tem o Charts framework, caso você queira usar o charts repita os passos 2 e 3 mais apenas focando no arquevo charts.swc para funcionar.

Esse tipo de configuração vale para Live Cycle instalado junto com ( JBoss, Tomcat, JRun, ColdFusion 7.0.2 ou 8).

2 thoughts on “Criando aplicações Flex com Live Cycle 2.5

  1. Olá Igor,

    Eu tenho exatamente o ambiente que você citou neste post, Eclipse com Plugin do Flex Builder e o LCDS ES 2.5.1. Estou justamente com o erro “Unexpected attribute ‘url’ found in ‘endpoint’ from file: services-config.xml”.

    Tentei fazer o que você disse no post, mas não funcionou. Dois detalhes me ocorreram durante o procedimento.

    1) No passo 5 voce cita:

    “No passo 3, você copiou o diretório lib, dentro dele existe um arquivo chamado flex-compiler-oem.jar dentro da pasta lib que você criou no passo anterior.”.

    Nesta frase não faltou a palavra COPIE, assim,

    “No passo 3, você copiou o diretório lib, dentro dele existe um arquivo chamado flex-compiler-oem.jar COPIE dentro da pasta lib que você criou no passo anterior.”

    Em todo caso eu testei copiando e não copiando este arquivo mas não funcionou.

    2) Não achei este arquivo charts.swc na pastas relacionadas ao post, o unico lugar que achei este arquivo foi na pasta web-infflexlibs do sample TestDrive. Sera que não tem na versão Express Edition do LCDS?

    Tem alguma sugestão para eu tentar corrigir este bug?

    Obrigado.

  2. Igor existe alguns passo a passo desse para configurar o LC no Flex 3.

    Estou com a seguinte difuldade, tenho um tutorial que descreve como isso funciona com o data service 2.0.1. Mas como ainda não domino o uso do data service, estou com problemas em encontrar os diretório e coisa e tal.

    Você sabe me dizer qual é o diretório equivalente no LC para esse que envio abaixo?

    c:fds2jrun4serversdefaultflex

Comments are closed.