HTML 5/ HTML5 / CSS3/ JQuery

Criando apresentações de slides fantásticas com HTML5/CSS3/Javascript

igor

Terminando de aprontar os slides das minhas palestras no Campus Party 6 de São Paulo e eu queria usar uma forma diferente de apresentar, eu coleciono vários ppts de outras palestras, publiquei algumas no slideShare. Mais minha natureza inquieta pede que eu siga em frente e mude para outras alternativas mais abertas.

Pesquisando na internet logo vi que o HTML, CSS3 e Javascript tem muito à oferecer para quem é curioso, e descobri dentre várias opções essas 3 bibliotecas que vai lhe surpreender com o resultado final.

O grande inspirador foi o http://slides.html5rocks.com, e ai nasceram essas ótimas alternativas

RevealJS

Esssa foi minha escolha para as apresentações de slide no Campus Party 6, o RevealJS é feito apenas com HTML, CSS e Javascript, a grande diferença é que se utiliza novos artificios do CSS na versão 3 para animar em 3D e um pouco da ajuda do Javascript, o HTML é nato.

Um ponto positivo do RevealJS para quem é desenvolvedor, é que quando você está em uma apresentação e quer mostrar trechos de códigos, um ppt é um saco nesse quesito, o RevealJS tem uma dependência chamada highlight.js que ajuda nesse quesito.

E não se limite apenas à isso, quando você imprime a apresentação ela vem em um elegante formato PDF(apenas no Google Chrome) com os slides no mesmo formato que você ver, alinhados verticalmente.

ImpressJS

Quem lembra do Prezi? A idéia é justamente essa, só que não feito em Flash/as3, mas em puro CSS3 com efeitos de 3D e com a ajuda do Javascript.

DeckJS

É um pouco mais tímido em relação a efeitos hollywoodianos, mas atende o propósito de rodar em vários navegadores, inclusive no IE, coisa que o ImpressJS e o RevealJS não fazem, já que depende de efeitos 3D e no IE9 para baixo isso é complicado. Embora eles tenham um fallback, perde toda a graça sem os efeitos.

 

Dê adeus ao velho formato ppt em suas apresentações, de hoje em diante comece a usar html. E quem tiver notícias de outras bibliotecas como essas, só deixar o link nos comentários.

3 thoughts on “Criando apresentações de slides fantásticas com HTML5/CSS3/Javascript

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *