Notícias/ Oportunidades de emprego/ Pessoal

Faltam profissionais ou faltam vagas?

Tem horas que isso é bem relativo, porém tem horas que você realmente ver como o Brasil ainda está engatiando comparado com outros países do BRIC, especialmente na área de técnologia e telecomunicações.

Vejamos, existem vários lados da moeda nessa situação, Como esta, esta e esta aqui.

O que de fato existe é uma soma de fatores que levam a essa falta de profissionais em nosso setor. O que acontece? Quem domina bem uma área, o salário triplica e isso cresce os olhos de quem não domina o mercado.

Provavelmente, o Brasil cresceu demais e os investimentos também. Temos milhões de escolas profissionalizantes, milhares de faculdades e dúzias de Faculdades/Universidades.

Mais eu fiquei impressionado com a capacidade de profissionais disponíveis na Índia, esta semana coloquei uma vaga disponível para um de nossos clientes para atuar na área de SIGTRAN/Ericson. Eu recebi nada menos do que 150 curriculos em menos de 2 dias. 99% dos CV são do coração de TI da Índia (Bangalore), eu tive a sorte de visitar a cidade em 2007, na época eu não tinha a experiência que eu tenho hoje, era mais turista do que nunca.

Eu consegui opções e oferecer o melhor profissional para o cliente, mesmo importando para o Brasil.

O que falta e o que eu vejo que falta nessa área é compromisso de querer crescer. Tem gente que faz diferente e enche de orgulho.

Eu adoraria ouvir de vocês leitores o que vocês acham, seu ponto de vista é importante para ajudar outros profissionais espalhados pelo Brasil.

One thought on “Faltam profissionais ou faltam vagas?

  1. O problema das empresas de TI aqui no brasil é um: QUEREM MÃO DE OBRA QUALIFICADA —– BARATA!

    LA-MEN-TA-VEL!!!

    Aqui em Santa Catarina (onde muito chamam de Vale do Silício) as empresas classificam os salario como “compatível com o mercado”.

    Quer dizer, eles te chamam para uma entrevista ou te fazem uma proposta, vc faz uma prova pratica, depois uma prova escrita, depois uma entrevista com o técnico, depois uma entrevista com uma psicologa, para só então falar que o salário para programador é compatível com o mercado (MERCADO ESSE COM SALÁRIO BAIXO).

    Semana passada me chamaram para uma entrevista porque falaram que não estavam achando PROFISSIONAIS QUALIFICADOS… fui até a empresa, tinham em torno de 20 funcionarios e o faturamento da empresa eram milhoes. Depois de todas as provas e entrevistas me falaram que o salario era algo em torno de 2.500,00….

    Dei um sorriso e um muito obrigado e falei que ganhava mais….

    Você deve estar me perguntando, mais porque vc foi até a empresa? Fui até lá porque pensei, a empresa é grande, eles me chamaram porque viram meu perfil no linkedin, tenho mais de 5 anos de experiencia. Então nossaaaaa, devem pagar bem, afinal a empresa é uma empresa grande.

    Mas que nada… no brasil, até empresa grande fica querendo funcionario barato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *