Flash

Flash Apollo – Qual a grande novidade?

Falando hoje pelo gtalk com Lee que está no Flashforaward Austin desse ano, ele me enviou algumas fotos que foram tiradas na apresentação do Robert Penner falando sobre as novas funções do Adobe Flash 9 IDE, que ao meu ver realmente preciso remodelar as minhas palavras quanto ” ahhh não vou usar mais flash vou usar só Flex” realmente tinha esse discurso pre-pronto em minha cabeça toda vez que era surpreendido por algum e-mail perguntando “Caro Igor, o que aconteceu que você não faz mais posts relacionados a Flash”. Respondia com essa sórbida resposta.

Bom, em fim sei que está totalmente equevocado e por isso redimo-me a essa nova versão. O que na verdade de todos os fatos é que uma tecnologia integra-se a outra, e posição da antiga Macromedia foi levada adiante com o novo comando da Adobe, integrar soluções para que não haja competitividade entre nossos produtos.

Deixando um pouquenho de lado essa conversa, queria comentar um pouco sobre o Adobe Flash 9 IDE e mostrar algumas fotos que é do Lee.

Como alguns de vocês já devem perceber, a Adobe está novamente engatilhando uma nova IDE para o Flash, só que dessa vez ela sim virá mais completa do que versões anteriores, até me acostumava com alguns comentários que recebia no antigo blog que nem se quer publicava, deixavam-se moderados, gente que dizia ” Realmente agora o Flash 8 IDE não precisa de mais atualização, está perfeito desse jeito”.

Com vários novos recursos o Flash 9 que tem previsão de ser lançado ano que vem, está com muito mais recursos do que se possa imaginar. Por exemplo a versão que eu tenho inslada em minha máquena e que já começei a testar é bem limitada e tem muita coisa que esse novo build que o Lee mostrou nas fotos tem, na minha não tem. É o que chamamos de Export Timeline.

O Export Timeline, você vai poder converter as layers e seus frames em código XML para serem usadas no Flex 2 por exemplo, ou usar para Integrar como nova solução para o Adobe Captivate 2 por exemplo, na exportação de itens que podem ser integrados por ambos os produtos.

PSD Importer – Definitivamente esse recurso eu queria ter aqui para testar e garanto que todos os amantes do Photoshop vão adorar esse novo recurso, você tem um Import direto de .PSD que a IDE do Flash 9 reconhece o arquevo e te pergunta várias etapas ao qual você quer usar para integrar as imagens feitas com o PS 2 para dentro de suas animações do Flash.

Isso tem um grande impacto para Studios de criação e também para Flash Designers que isso vai aumentar cerca de 50% da sua produtividade na hora da criação, sem toda aquila chatisse de se preocupar com tamanho e definição da imagem, basta só selecionar o arquevo .psd e fazer tudo dentro do Flash.

Incrivelmente essas pequenas alterações de momento que você pode ter acesso já tem uma grande e significativa mudança na sua vida quando você para e pensa nas novidades que estão vindo por ai.

Agora o que realmente é Apollo?

Apollo é o code-name do novo Flash 9 IDE, simplificadamente é isso ” Gere suas animações ou Flex Applications, .swf pegue um gostinho da integração que linguagens de nível médio ( C, C++, Java, C# ) tem, ao se integrar e manipular o OS, agrege o sabor de não fazer mais nenhum código, e gere .ari uma extenção que qualquer um pode usar para instalar, em qualquer OS ( Win,Lin,Mac). Mexa um pouco e prove do sabor, você dirá “WOW que delícia”.
É isso que você vai ter daqui a alguns meses adiante, essa facilidade de integrar suas animações ou suas aplicações em qualquer um dos três sistemas operacionais e sem ficar com aquila chatisse de tá fazendo o port delas.

Dúvidas e novidades você pode tá acessando o FAQ do Apollo no Labs da Adobe.com.

3 thoughts on “Flash Apollo – Qual a grande novidade?

  1. Que ansiedade! O PSD Importer é o que venho pedindo a muito tempo, os designers mandam o PSD e eu tenho aquele trabalho para trazer tudo. Se reconhecer sombra, blur, degradê, etc, e passar isso para vetor e filters, também é muito bem vindo. 😀

    Vai voltar pro Flash Igor, hehe, não adianta fugir.

  2. Caramba! eu tava pensando que o “Apollo” ia ser um programa separado do Flash, já que a gente poderia usar ele com o Flex (pensamento: Como eu vou usar o Flash pra converter um aplicativo feito em Flex?)…acho que então ñ vai ter pro MDM Zinc.

    []!

Comments are closed.