Flash

Flash faz 10 anos de história

No dia 08 da semana passada o Flash completou dez anos de vida, mas que na verdade são 12 anos, por que dez foram com o nome “Flash”.
Estou muito alegre e feliz por fazer parte dessa história, e a quase 8 anos, com a ajuda do Flash eu consigo pagar minhas contas e viver inteiramente dependente dele.
São muitos anos de histórias e coisas para contar, mas durante esse período que tenho e pretendo conseguir mais em dobro, conheci pessoas geniais, criei amigos, criei inimigos, ajudei, fui ajudado, participei com membro Team do Flash quando ainda era macromedia.
Conheci o flash quando eu ensinava inglês no CCAA da cidade onde eu morava, lá um dos garotos que falavam a respeito do Flash mostrando em seu IBM armada o Flash 3 e como era possível, em 1997 foi esse ano de encontro.
Fiquei impressionado com a facilidade de fazer animações e queria também fazer para eu, ainda com um modesto PC DX486 com processador Intel 233Mhz, e conectado a 33.600Kbps, eu consegui baixar do site da Macromedia e iniciei o que faço hoje como profissão.
Um dos primeiros trabalhos realizados foi para uma escola local onde fiz uma apresentação em CD para ser exibida em um telão, foram meus primeiros reais ganhos com o Flash e vi que eu levava jeito e comecei a investir nisso.
Já trabalhei em empresas pequenas, grandes apenas com Flash, me foquei mais com programação, e hoje estou apenas trabalhando como consultor e desenvolvedor freelancer.
Maior parte do meu tempo atualmente eu gasto escrevendo, pesquesando, e tentando criar alguma coisa que eu ainda não tenha feito, imagine são tantas possibilidades que você não consegue fazer em um período de 8 anos.

Falar sobre o que eu penso do futuro quanto à respeito do uso do Flash?

Bom, depois do lançamento do Flex, acredito que os mundos agora se separaram e o foco com a ferramenta vai aumentar mais e mais, maiores possibilidades e maior integração para o Flash com certeza irão surgir.
Eu estou intensamente investindo meu tempo com o Flex e AS3, já faz parte da minha leitura diária nos últimos meses.
Não sei ao certo, mas pensar o que virá daqui para frente é incerto, por tantas mudanças sofridas em pouco tempo acho que ainda tem muita coisa a vim, e acredito fortemente que nas mãos da Adobe as coisas vão andar mais rápida.
Eu só espero que daqui a 10 anos quando o Flash completar seus 20 anos e o Flex os seus 10 eu possa está falando e está tranquelamente confortável como estou agora blogando sobre isso, e se Deus permitir lógico.
Eu desejo a todos os amigos que colecionei por esse período inteiro meu grande obrigado por fazer parte dessa história, sei que muitos e muitos brasileiros sentem como eu me sinto, serem os responsáveis por o sucesso que esse produto levou.

Para quem queser dá uma olhada na festa, Mike Downey publicou as fotos da festa lá em San Francisco, CA, podem conferir aqui.

Obrigado a Adobe por está ajudando muitas pessoas como eu a conseguirem um emprego, se não eu seria apenas mais um.