Flash CS4/ Flash Player/ Notícias/ Web 2.0

Flash Player 10 disponível

É sem dúvida o melhor Flash Player já lançado em um período de 18 meses na Adobe, Tem muitos recursos, 3D, pixel bender, dynamic sound, etc. Tanto que de uma só vez eles lançaram ao mesmo
tempo, para Linux,Mac e Windows.

Veja aqui as novidades do Flash Player 10, as 10 melhores novidades:

3D effects(novo)

Agora você pode criar animações intuitivas, interfaces elaboradas usando todos os recursos de 3D no Flash Player 10, mesmo você sendo um novato no mundo 3D você consegue fazer animações avançadas, a ferramenta para criar esse recurso de 3D por padrão vem com o Flash CS4, porém você também pode usar esses recursos diretamente no Flex Builder com o novo Flex Component Kit.

Custom filters and effects (Novo)

Crie em alta performance,efeitos em tempo real iguais a filmes de Hollywood, O Pixel Bender, que é a mesma tecnologia por tras dos efeitos do Adobe After Effects, esses efeitos dinâmicos e interativos podem ser usados em conjunto com o After Effects, em suma, você pode criar tanto no Flash CS4 quanto no After Effects.

Advanced text support (Novo)

A Adode pegou todo seu aprendizado em manipulação de textos durante ai sua jornada com o PDF e incorporou dentro do Flash Player 10, agora você pode ter textos que tragam melhor qualidade de impressão, ganhar mais controle sobre o layout do texto, ja que você pode usar ligaturas do texto por exibição em colunas, colocar textos ao redor de imagens, textos bi-direcionais, verticais, etc. E as novidades que mais gostei do Flash Player 10 foi a possibilidade de usar device fonts com anti-aliase, rotacionar, estilizar da maneira que você gosta. Tanto quanto criar seus próprios componentes de texto, Resumo geral é uma das melhores coisas que colocaram no Flash Player.

Dynamic sound generation (Novo)

Depois de um grande movimento pelo site , a Adobe mostrou-se madura em ouvir os requesitos da comunidade que usa suas ferramentas. Com o novo recurso e nova API para som que podem lhe dar a opção de gerar músicas, novos formatos de audio como também criar em tempo de execução sons para jogos. Você pode por exemplo extrair dados de um arquevo de MP3 carregado, filtrar esses dados, mixar e gerar assim nova música, que foi baseado praticamente em bibliotecas C++, como C++ é fácil manipular audio agora você tem esse recurso direto do Flash Player e o melhor acessando isso via actionscript 3.0.

Melhorias no Drawing API

Quando se fala em melhorias no Draw API do Flash Player, você bate a curiosidade e vai ver de perto o código fonte da nova API para ver o que mudou. E como todo mundo que trabalha em programação de certo é curioso, não fui diferente. A nova API para Draw foi bastante melhorada, devido ao fato que o Flash Player 10 suportar 3D, como antigamente tinhamos apenas os eixos x,y; Passamos agora a ter o eixo z, e isso com toda certeza afeta a maneira como desenhar. Com a nova API, você consegue desenhar de forma mais fácil, sem ter que ficar desenhando linha por linha como é feito hoje, também facilmente adaptado no caso de ambientes 3D para rendenização de texturas e o melhor disso tudo é sem perder performance.

Melhorias no Hardware acceleration

Como tem 3D, composição de bitmaps, filtros e blend modes, isso requerer e muito da máquena do cliente, só que não necessariamente isso tem que ser uma experiência ruim para o usuário final, as melhorias são significativas e você pode até ver redução do uso de memória da máquena para quem já tem o Flash Player 10 e usando recursos altamente consumidores de memória como por exemplo video overlay.

Vector data type (Novo)

Melhor performance para criar arrays, melhor efieciencia para checar erros.

Dynamic Streaming (Novo)

Imagina fazer stream de seu video e ele por sí, adaptar-se as condições de rede do cliente, como velocidade por exemplo. E como é streaming dinâmico você também poderá acessar métricas do video igual ao que é feito hoje com o Google Analytics para sites por exemplo.

Speex audio codec (Novo)

Esse é um tipo de recurso que permite você fazer encode de voz direto no Flash Player e gravar um arquevo de mp3 local por exemplo, é baseado no Speex, um projeto open-source para voice encode.

Melhorias File upload and download APIs

É muito aguardado por muitos, agora com o Flash Player 10, você pode carregar arquevos locais e salvar esses arquevos na máquena local. É sem dúvida uma ótima forma de fazer upload e download pelo Flash Player sem precisar de server-side para isso.

Quer saber mais sobre outras novidades do Flash Player 10? Visite aqui o site.

2 thoughts on “Flash Player 10 disponível

  1. “Speex audio codec (Novo)
    Esse é um tipo de recurso que permite você fazer encode de voz direto no Flash Player e gravar um arquevo de mp3 local por exemplo, é baseado no Speex, um projeto open-source para voice encode.”

    Eu não encontrei referência nenhuma quanto a isso de gravar som localmente sem um FMS por detrás, mas na documentação cita a possibilidade de capturar o áudio do microfone e tocá-lo na sequência, porém também não encontrei nenhum exemplo, você tem certeza que é possível rsrsr???

Comments are closed.