Flex/ Flex 3/ Flex 3 Open-Source

Flex 3 será Open-source

Você já deve ter lido isso em alguns blogs, tanto em inglês e em português, porém mais post marketeiro do que post jornalístico. Antes que você saia ai dizendo que o Flex é gratuito, por favor preste atenção no que falam e só acreditem em fonte confiáveis.

Cerca de 3 anos atrás Flex era caríssimo, agora Flex é gratuito, sim, desde que a Adobe comprou a Macromedia o Flex 2 SDK sempre foi gratuito desde junho do ano passado você podia baixar o Flex 2 SDK que inclui ( 2 compiladores, 1 debugger e as classes de componentes do Flex ) e de graça você pode ler todo o help no LiveDocs.

Porém uma das requesições que fizeram o Flex se tornar público foi justamente isso, pensamento unilateral deixa a se perder a empresa do tamanho da Adobe tem estratégias definidas igual a trabalhar em banco, Alguém já trabalhou?. Tudo é feito com máxima de cautela e segue tendências de mercado e conseqüentemente mercado é concorrência.

Não que a Adobe decidiu liberar o código fonte do Flex 2 SDK*, da noite para o dia, isso já havia sido cotado desde a época que o projeto Tamarin foi anunciado, porém não se espera nem tão cedo que isso aconteça até o final do Ano. Esperem que o Flex 3 (code name Moxie) está vindo e traz mais novidades que a versão atual 2.0

Quais os benefícios reais para quem está desenvolvendo com Flex?

Os benefícios são os seguintes, se você já consegue desenvolver vários projetos e quer demonstrar novos componentes, estender novas classes, criar novas IDE’s que usem e abusem do uso do SDK você terá privilégios e também terá uma base para fazer suas reportagens de bugs,(bugbase), criar novos builds e conseqüentemente novas distribuições como acontece com o Linux. Mais posso fazer isso? É você pode sim baseado no que está escrito no FAQ.

Mais lembre-se que motivo de Open-source não quer dizer que é totalmente gratuito, programas que faz parte da cartela de produtos da Adobe, como: Flex Builder, Flex Charts, LiveCycle Data Services, Flash CS3 e alguns produtos que se integram ao Flex, ainda vão continuar sendo pagos.

Não existe por enquanto previsão para que o Flex Charts seja gratuito, você ainda vai precisar pagar para usá-los.

Ao ponto de vista desenvolvedor

Para você que é desenvolvedor essa mudança de estratégia não tem muita mudança ou alarme, lembre-s que o Flex 2 SDK já é gratuito todos os componentes e o actionscript 3.0, para Desenvolvedor o que vai mudar é que você pode ter acesso ao código fonte do compilador tanto para componentes quanto para aplicações (compc,mxmlc) e o debugger, no mais vai continuar na mesma coisa que já é hoje.


Como você vai poder ajudar hoje e futuramente nesse projeto?

Continue fazendo seus projetos e tentando usar o máximo que você pode dentro do framework que já é existente, a Adobe pretende patrocinar o projeto e manter seus programadores atuais que estão no SDK para ajudar a supir novas necessidades existentes e futuras no projeto.


O que Adobe pretende quanto a isso?

Bom, em primeiro lugar eu acredito que é dificil dá uma resposta concreta quanto à isso, Adobe ela procura popularizar suas soluções para que ajudem à reinventar a maneira como o mundo publica e interage, então como a Macromedia é matriarca desse conceito de RIA que agora é tendência. Com toda certeza que muita coisa para melhor vai vim.

Flex é gratuito para se usar, você pode começar agora mesmo sem gastar 1 centavo, existem inúmeros locais onde você pode explorar isso, e aprender tanto em listas, grupos de usuários, nesse humilde blog,tutoriais, livros e cursos oficiais.

Mantendo esse espírito de Software foi feito para ajudar o homem a solucionar seus problemas diários a Adobe não deu um tiro no próprio pé, ela deu um tiro nos pessimistas e derrubou mais uma barreira da monopolização quanto ao software que ela por si só defente e que muitos como eu usam-o para pagar suas contas que sempre vem em todo final de mês.

Para onde ir à partir daqui?

Visite o FAQ.

Visite o Adobe Release Notes

Saiba mais sobre o projeto Tamarin

Visite o grupo que já discute sobre o Flex 3 ser open-source

[Atualizado] Matéria publicada no iMasters

One thought on “Flex 3 será Open-source

Comments are closed.