Flash Builder/ Flex/ Flex 4/ Flex Builder 4

Flex 4.1 daqui alguns meses

Você ai todo contente com o novos recursos do Flex 4. E não é por menos. Daqui alguns meses o SDK do Flex 4 vai sofrer algumas mudanças devido as seguintes funções:

– Terminar o Flash Catalyst finalizar a produção
– Dar suporte ao desenvolvimento para Mobile ( acho que lá para Outubro).
– Esperar a finalização do AIR 2.0
– Consertar alguns bugs já conhecidos nessa última versão.
– Finalização do Flash Player 10.1 (final) ainda está em beta 3.

Vale a pena investir no Flex 4?
Sim, e como vale, o Flex 4 é o mesmo Flex de sempre, só que com algumas modificações que vai definir o futuro do SDK para os próximos anos. Já que entre multi-toques, mouse, teclado,mobile, é dificil não definir um produto que atenda toda essa demanda.
Que é justamente o proposito do Flex 4.

Não sei se você acompanha de perto o desenvolvimento do SDK como temos acompanhado de perto via SVN, há um grande volume de novas classes, para se ter uma idéia com a Adição do FXG e o spark framework e também dando suporte ao TLF, o Flex 4 SDK ganhou nada menos que 1.146 novas classes. É muita coisa para um framework do tamanho do Flex. Embora ainda há aquela velha necessidade de coisas a serem implementadas. Com toda certeza é o melhor Flex desde então já lançado comparando-se ao redondo e estável Flex 3.5a (meu preferido).

O Flash Builder 4 foi baseado nos seguintes suportes:
Flex 3 SDK 3.5.0.12683
Flex 4 SDK 4.0.0.14159
AIR SDK 1.5.3.9120
Flash Player 10.0.45.2

Prova disso é que já foi iniciado dia 19/03, última sexta-feira os ajustes para o Flex SDK 4.1 para esse update esperado.

De um modo geral, você já pode desfrutar de 90% do que há de novo no Flash Player, Flash Builder, Flex 4 SDK, AIR 2.0. Aproveita que ficou mais fácil ainda de se trabalhar com Flex, e o resultado final ficou mais refinado.