AIR 2.0/ Flash Lite/ Flash Player/ Flex/ Flex 4/ Flex Mobile Framework

Flex Hero SDK

A Adobe anunciou ontem que abandonou o projeto Slider Framework, aquele framework em que ela estava trabalhando para criar aplicativos Flex para dispositivos móveis. Porém, não fique chateado, os motivos que ela levou a abandonar o projeto Slider Framework, foram significativos e decisivos, eu realmente acredito que tais movimentos foram necessários, devido:

Aumento de capacidade dos smartphones – Hoje tem celulares com mínimo de 400Mhz de processamento, o Flash Player 10.1 consegue ser executado normalmente em até uma arquitetura de 233Mhz sem problemas. Então temos celulares com maior processamento fazendo com que o Flash Player seja executado mais rápido sem a necessidade de termos players diferenciados como existe hoje. Flash Player para Celulares o famoso Flash Lite. Então isso pode deixar de existir, forçando os fabricantes de smartphones a adotar já o Flash Player 10.1 em seus dispositivos. Acreditamos que até o final do ano teremos ai cerca de 10 novos modelos de smartphones no mercado.

Arquitetura Spark – O Slider Framework seria um framework a parte para desenvolvimento de aplicações ricas para dispositivos móveis, costumamos chamar de RIMA (Rich Interactive Mobile Application); Porém como temos uma arquitetura mais leve, mais robusta, suportando o re-desenho de telas cada vez mais rápido, não custava nada a Adobe trabalhar em um único SDK que desse suporte não só para Desktop, como também para dispositivos móveis.
Foi ai que ela re-pensou sobre o conceito levando em consideração o aumento de performance, e assim lançou o Hero SDK. O novo futuro do Flex SDK.

Levando todos esses fatores em consideração e a rápida adoção do Flash Player 10.1 em dispositivos móveis (smartphones) com maior capacidade, quem é da área de desktop só tem a ganhar, já que a unificação de um só SDK, você terá a chance de aproveitar 100% do conhecimento que você já tem em Flex para criar RIMA.

Devido a constante mudança, acredito eu que tanto o Flash Player 10.1 quanto o AIR 2.0, sofrerá ainda esse ano a Adobe decidiu não compartilhar ainda o SDK para download, ainda está em especificação e você pode acompanhar no site oficial do Hero SDK, já tem alguams especificações já prontas como o ActionBar, que a principio precisa de mais alguns elementos como o autoHide que ainda não foi criado.

Leia mais informações:
Flex Mobile Application FAQ
Site Oficial do Hero SDK
Flex e Mobile Whitepaper