Flex Mobile Framework

Ontem a Adobe oficializou o anúncio que estava trabalhando em uma versão optimizada para dispositivos móveis do Flex SDK.
O Flex Mobile Framework ou melhor Slider é uma grande promessa para então já esperada comunidade de desenvolvedores da plataforma Flex.

Com o recém chegado Flash Player 10 para dispositivos móveis a coisa muda de status e passa a amadurecer mais ainda esssa idéia de rodar Actionscript 3.0 para celulares.

Em minha opinião pessoal, acredito que há sem dúvida muito trabalho a ser feito para optimizar o Flex SDK para dispositivos móveis, onde os principais desafios são multi-toque, pouca memória disponível e pouco nível de processamento. O que acarreta atualmente na inviabilidade de se rodar isso “Out of Box”.

Pesquisas internas rodando o novo Flash Player em meu Nokia e62 serie 60 5th mostrou que ainda tem muito que amadurecer o player para rodar nos dispositivos móveis. Principalmente para o futuro Slider.

Uma biblioteca que se comportou muito bem, fora o aspecto de multi-touch. Não pudemos testar por que não possuo nenhum celular com multi-touch foi o minimal components do Keith. É level, funcional e possui a mesmo fluxo de criação de componentes Flex.
Acredito que Adobe esteja se baseando em sua experiência bem sucessidade em introduzir o Flex em forms do LiveCycle para julgar os melhores aspectos.
Como no próprio whitepaper do Slider há grandes desafiors e com toda certeza ela vai fazer isso rodar suavemente.
Vamos aguardar.

[Atualização 07/10/2009] Video mostrando o Slider em ação.