Apache Flex/ Flex

Flex SDK submetido para fundação Apache

Pelo andar da carruagem, o Flex em fim começa a andar com suas próprias pernas. E eu fico feliz com a notícia de que o SDK não vai morrer não mão de uma dúzia de pessoas que decidiram seguir apenas um caminho de seguir com a maré ao invés de continuar progredindo com seu próprio software.

Recentemente teve o Adobe Flex Summit, diferente de todos os summits que eu estive, nesse eu não consegui participar presencialmente. Mais pelo que eu fiquei sabendo foi muito bom a receptividade de quem foi.

Foram diversas notícias, a mais geral é que a Adobe ARREGOU para o HTML5, essa você já está sabendo pelo Twitter, Blogs post, Forum e/ou listas. Outra má idéia é sobre o fechamento do projeto Adobe Flash Catalyst, FELIZMENTE ela caiu a ficha que uma ferramenta feita para monetizar um SDK open-source ao extremo não deu certo; Agora eu fico imaginando, o que ela poderia ter feito com o $$ gasto para criar o Flash Catalyst, imagine a IDE que teriamos.

Falando em IDE o Flash Builder agora não tem mais interface gráfica, drag e drop dá adeus aos sobrinhos. Na minha opinião foi a melhor mudança para quem não tem saco algum de usar aquilo, agora para quem é iniciante é uma grande perca na IDE. Ao contrário do Google que quer melhorar mais ainda o Drag N Drop da IDE para criar Apps para Android, Adobe não foi gentil ou sábia em dar uma melhorada, ela simplesmente abandona.

Em fim, mudanças boas, eu até estava desmotivado, e continuo apenas com a Adobe, que jogou anos de investimentos de seus clientes pelo vento e apostou em uma tendência, Que a Adobe continue fazendo seu melhor, criar softwares para agências de propaganda, por que para enterprise ela perdeu o respeito total.

Um dos aspectos bem bacanas fora essa raiva estampada pela Adobe e sua maneira ingênua de só faturar com postscript, Ela vai fazer um excelente movimento em definitivamente doar o SDK para a fundação Apache.

Você ver isso como um grande problema?

Imagine comigo o Eclipse IDE só é hoje o que é, por que foi doado, entre outros produtos que existem por ai no mundo open-source. O diferencial se faz quando é doado o SDK e clientes o mantém, não é atoa que o Eclipse tem mais de 120 mil plug-ins para ele.

Qual próximo passo? Daqui para o dia 23 deste ano, a fundação apache vai analisar e verificar a proposta da Adobe para incubar o projeto, se ele for aceito, Aleluia! Se não for? Bom só a Adobe pode se pronunciar.

Depois que for aceito, existe um time seleto de pessoas que irão iniciar o processo de analisar e comitar código de colaboradores, você pode ser um colaborador do SDK e enviar patchs, correções.

Dentre os primeiros committers, eu estou entre eles, e farei o melhor para ajudar o SDK e a uma tecnologia que eu vejo que está muito além da realidade atual em termos de qualidade e mantenabilidade.

6 thoughts on “Flex SDK submetido para fundação Apache

  1. Gostei do artigo, principalmente da parte: “Que a Adobe continue fazendo seu melhor, criar softwares para agências de propaganda, por que para enterprise ela perdeu o respeito total.”
    Exato, se tiver que ir mesmo pro HTML5+Javascript+CSS3, vou pro Aptana, ou qquer outra IDE…
    Com o Dreamweaver que não evolui de verdade desde a versao MX eu me recuso a mexer.
    Acho que ninguém da comunidade depois de tudo que aconteceu vai querer usar qquer produto novo e ficar nas mãos da bipolaridade da Adobe.

    Só uma dúvida qdo vc escreveu: “Falando em IDE o Flash Builder agora não tem mais interface gráfica”.

    Instalei o Flex 4.6 e notei que quando vou pro design mode fica tudo preto. Mas isso só acontece em projetos feitos com o SDK 3.6. Se iniciar um projeto com o sdk 4.6 aparece o modo design normal.

    Resolvi isso mudando nesses projetos antigos o SDK do 3.6 para o 4.6 e marcando a opcao “Use flex 3 compatibility mode”. Esse “xunxo” a principio funcionou…

    Abç
    É disso que vc estava falando ou é sobre futuras (e improvaveis) atualizações sem o design mode?

    Não que ele seja tão importante, mas é mais rápido olhar nele qdo se esta ajeitando o layout do que compilar toda vez…

  2. Olá, Igor!

    Sobre o Flex ter sido aceito pelo grupo Apache, existe um post no Guj “Flex é aceito na fundação Apache”, cujas discussões apontam para a morte do Flex.
    O quê você acha desta hipótese? Será que isso vai mesmo ocorrer?

    Ficaria grata com uma resposta sua.

    Ana Cristina

    • Oi Ana

      Infelizmente tem muita gente errada, a resposta curta é Flex não morreu e tampouco vai morrer.

      A resposta longa é, Você, assim como quem está em seu circulo de amigos profissionais, devem acompanhar o progresso do projeto diretamente no site da Fundação Apache.
      http://incubator.apache.org/flex/

      O Flex continua sendo a única ferramenta com ubiquidade existente. E surpreenderá muita gente.

  3. Olá Igor, as proximas versões do Flash Builder até mesmo o plug-in para o eclipse não vai ter mais o recurso de arrastar e soltar?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *