Dicas/ Flex

Flex Tip #6: Usando aplicações Modulares? Esqueça

Muita gente pergunta por e-mail ou pessoal e diz? Como você usa aplicações em grande escala com Flash/Flex,você usa Module?

Respondo que não e por quê não?

Modulos lhe dão uma fácil alusão de que o que você está fazendo é deixar seu aplicativo mais leve e deixar ele de forma mais organizada. Modulos não são nada mais que o famoso loadMovie() aperfeiçoado que existe no FlashMX/7/8.

O que eu uso então? Eu simplesmente uso LoadMovie que é nada mais que um SWFLoader no Flex.

Mesmo que o garbage collection do Flash Player seja a mais simples possivel de se administrar, você usar Module, você vai perder controle geral do uso de memória de seu aplicativo.

Então Existe solução para isso?
Mesmo usando loadMovie() e unLoadMovie()[Ou algo como o Load para MovieClip], você vai está fazendo o mesmo pecado que o Module faz, eu não sei por que ainda insistem nisso. Mais na prática isso não funciona.

Agora nem tudo pode está perdido. Tomei nota hoje por Cédric que o mesmo disponibilizou uma API especifica para isso, Massive Load API, ou seja Load massivo de arquevos(.swf,.xml,.txt).

Agora sim, pelo que vi no código fonte, é a melhor maneira em si de usar o esquema que Módulos tentam usar. Tanto que no Flex 3 SDK, Profiles é algo parecido com o Load Massive API, só que bem mais simples.
Masapi, tem um core Structure que coloca no chinelo os Modules ou qualquer coisa parecida, Tanto quanto tratamento de eventos para erros na hora de carregar, paralles para carregar arquevos.

Sei que é alguns vão discordar, mais o mais provável 90% é que os que usam de verdade aplicações em grande escala irão perceber que Modulos, não é uma boa alternativa.

Visite o projeto que está no site do Google Projects.

6 thoughts on “Flex Tip #6: Usando aplicações Modulares? Esqueça

  1. Este post é ultrapassado, isso foi quando o Flex ainda era imaturo, na versão 2.0. Na atual versão com o Flex 3.0 já mudou muito a maneira como Modules trabalha, tanto que implemntaram várias maneiras com frameworks MVC.

    Porém eu vou atualizar este post com um mais novo.

    Abraços.

Comments are closed.