Flex/ Flex 3/ Flex 3 SDK/ Flex 4/ Open-source

follow-up sobre o futuro do Flex SDK

A reunião foi bem produtiva e teve uma dúzia de perguntas descente para quem realmente leva desenvolvimento de software a sério. Tirando algumas perguntas do público em geral que era o suporte do Flex para celulares e iphone, que dentre 10 perguntas essa foi feita umas 9 vezes.

Fora isso, o evento trouxe uma boa perspectiva para o time do Flex e assim ainda em processo de decição vai alavancar mais novidades daqui em diante.

Apenas uma coisa foi confirmada que o time do Flex vai dedicar pelo menos uma vez ao mês esse tipo de encontro e saber o que a comunidade de desenvolvedores acha das idéias e decisões que o Flex SDK pode sofrer. Eu acho isso bem interessante e afugenta o desequelíbrio de fracasso.

Outro ponto bastante importante é que o pessoal do SDK tem colaborado constantemente com o time de documentação, tanto que agora você pode no livedocs colocar posts de blogs sobre a documentação oficial da Adobe e assim facilitar a difusão de conteúdo.

Sobre o SDK

A grande reclamação é que desenvolvedores estavam um pouco preocupados com o sistema atual de contribuição de patchs para corrigir bugs, já que na versão atual 3.3 do Flex SDK, liberada quinta-feira passada, sofreu poucas mudanças, isso gerou uma certa receio do público em geral.

Foi decidido então que o time do SDK fará alguns vídeos para o Adobe TV e artigos para o devnet, mostrando como contribuir para o SDK e corrigir suas falhas.

Eu conversei depois com Matt Chotin e Deepa sobre a possibilidade de facilitar esse processo de contribuição, não só apenas corrigir falhas mais também deixar que empresas e membros da comunidade que seguem o padrão do código do Flex, possam contribuir para novos componentes de UI e Remoting. A idéia foi bem aceita e está na pauta, Matt prometeu me enviar uma resposta sobre isso mês que vem.

Outra sugestão como foi dada aqui, é a criação de uma fundação sem fins lucrativos para manter o SDK do Flex, já que tem empresas como a Borland, Microsoft, PeopleSoft(Oracle),BrightCove, Cynergy,EffectiveUI,Universal Mind, possam contribuir com seus respectivos componentes e melhorias no SDK, sem ter que está amarrado a uma empresa.

O mundo corporativo é meio controverso em achar que seus códigos e idéias não podem ficar em uma empresa com fins lucrativos e o processo de convergência entre elas podem haver conflitos de interesse já que é um software competitivo. A idéia foi recebida com um pouco de espanto, mais no fundo no fundo se eles pararem e pensarem direito pode até colar, devido ao sucesso que é hoje a Mozilla Fundation. Onde existem mais de 30 colaboradores Enterprise e uma cadeia de desenvolvedores independentes que colaboram para melhoria do navegor Firefox, ThunderBird.

Em fim, as mudanças futuras vão acontecer e como sempre ela a nave mãe(Adobe) herdou isso da antiga macromedia, em ouvir a comunidade e esperar que ela ajude a decidir sobre seus softwares opensource.

Qualquer futura mudança vocês podem aguardar que publicaremos aqui.

Para quem perdeu a oportunidade de participar da palestra como eu, pode assistir o vídeo gravado aqui.
https://admin.adobe.acrobat.com/_a300965365/p37175125