Dicas/ Notícias

Linode e o problema do Disk I/O

linode_logo

Quem tentou acessar o hoje o dia todo o blog, estávamos fora do ar, devido a um problema de hardware nos servidores da Linode. Embora isso tenha ocorrido com uma certa frequência entre os meses de setembro/outubro, já que era o problema de software, adotamos diversas técnicas

Porém, nas últimas duas semanas vocês quase não perceberam, mas caímos 8 vezes em um período de 13 dias, mesmo sendo um blog e com um volume de acesso grande, isso não confude quem está sempre de olho nos gráficos e os gráficos não mentem, a solução nesses últimos 13 dias era de sempre resetar a imagem e retornar do zero.

E nas últimas horas, tudo saiu do controle.

linode_disk_io

Mudamos bastante a estrutura do wordpress que é o engine do blog, criamos nosso próprio thema leve, criamos vários swaps e cache tanto do lado cliente quanto do lado do servidor. Resultado estamos consumindo apenas 26.5% dos recursos de disco e Swap de disco.

O Linode é um excelente cloud, só que peca nesse quesito, quando você atrasa algum pagamento como todo servidor de serviço, a cobrança é rápida e à galope, porém na hora de resolver problemas sérios como esses, a resposta costuma ser demorada nos passos da tartaruga.

Novamente reiniciamos a instancia e nossos recursos continuam usando apenas 26.7% do disco.

linode_usage

É grande assim? O software que roda não, mais os acessos sim, por exemplo mês passado em dezembro tivemos 312.459 pageviews contra 183.345 visitantes únicos. A média está sendo entre 130 mil visitas únicas e 150 mil visitas únicas.

Se você tem algum software no linode, conte-nos sua experiência nos comentários.

Fica a máxima, Uma googlada no assunto “linode disk I/O”, você vai ver que tem muita gente no mesmo barco e as vezes você fica tão fascinado pelo cloud, que acaba esquendo que não é nas núvens e sim no velho e bom hardware de VPS.

One thought on “Linode e o problema do Disk I/O

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *