Flex/ Notícias

Manifesto Flex Brasil

Antes que você confunda com a comunidade Flex-Brasil. Aque vai “O que é o manifesto Flex Brasil?

Obrigado ao Francisco Paulino, aka (Tofinha), pelo convite. E dando continuidade ao seu post.

Eis minhas contribuições que eu lembro:

Post: Projeto Margherita

Por que ele é relevante: Ele se revela no cenário mundial por que acabei publicando o código fonte de 61 projetos de testes e pequenos exemplos para quem esta começando com o Flex e quer entender como funciona o mxml e actionscript, tem gente que chama de monte de lixo tem gente que chama de save my day. Dois lados da moeda.
A quem se destina: Público alvo é iniciantes na tecnologia, por conter N exemplos de usos. O que inspirou hoje o famoso ( http://blog.flexexamples.com )”palavras do autor o site que me escreveu

Post: Flex 2 : Brincando e aprendendo com Flex Charts Framework

Por que ele é relevante:Mostra nuamente e cru como começar a usar gráficos em suas aplicações, com uma linguagem bem simples, ajuda a quem achava dificil criar gráficos, mesmo para os mais intermediários dos desenvolvedores.

A quem se destina:Básico e Intermediário desenvolvedores Flex.

Post : Conheçam o AbsolutoBrasil 1.0 um framework brasileiro para desenvolvedores Flex

Por que ele é relevante: Não tem o ditado “a menina dos olhos”. Esse projeto significa muito para eu, como desenvolvedor e pai a criança que ainda tem muito para crescer, mais que a pedra fundamental já foi colocada em seu local. Tinha muito tempo que eu queria criar um projeto nessa categoria, ajudar desenvolvedores (Brasileiros) a criar algo de forma mais fácil usando o Flex sem precisar ter que pensar. O projeto hoje estar no Google Code e qualquer um pode sincronizar o SVN.

A quem se destina:Todos do básico ao avançado

Post: Tweener + Flex 2/3

Por que ele é relevante: Este post é mais que revelante, o tão famoso Tweener criado por um Brasileiro o Zé Fernando não poderia deixar de ganhar uma versão Flex da coisa e assim integrar o que ele tem de melhor ao que é de bom no Flex. Eu não sou tão fã dos efeitos que o Flex trás apenas por mera questão de performance. E o Tweener é tão lightweight (leve) que deixa o Flex bem mais interessante em transições.

A quem se destina: Desenvolvedores intermediário e Avançado

Post: Aprenda com exemplos: Agenda telefônica com Flex+AMF+MySQL

Por que ele é relevante: O tão flamigerado post da agenda telefônica que até hoje tem gente que me pede o código fonte ou me dá os parabéns, mais por outros foi considerado POG de primeira linha. Bom, liberdade de expressão. Mais falando em aspectos técnicos e deixando isso um pouco de lado, o exemplo mostra de forma simples como usar AMFPHP no formato de mensagem AMF0 como usar banco de dados, php e Flex no front-end. Acredito eu que deva ter inspirado e ajudado muita gente.

A quem se destina: Todos que estão querendo conectar seu aplicativo à banco de dados com PHP e MySQL.

Post: #1 – Planejando uma aplicação RIA de sucesso, cuidados que deve-se tomar.

Por que ele é relevante: Este post tem um aspecto bem interessante que eu gostei nele, foi preocupações de clareza simples, mais que tem a maior diferença no aspecto geral de criar aplicações ricas que todo desenvolvedor sério deveria tomar antes de publicar sua aplicação. Eu penso em continuar escrevendo mais uns 4 posts relacionados a isso.

A quem se destina: Todos os desenvolvedores Flex.

Post: Video Aula – Usando o FlashDevelop com Flex 2 SDK

Por que ele é relevante: Ele é revelante para todos aquiles que querem usar uma ferramenta alternativa ao Flex Builder e fazer jus ao nome “No costs to deploy”, que o Flex tem. É uma video aula aparentemente simples, apenas para lhe ajudar a começar.

A quem se destina: Todo público alvo do site.

Post: Aprenda com exemplos: Agregador e leitor de RSS

Por que ele é relevante: O post ajuda desenvolvedores a criar uma aplicação do zero para leitura de RSS. É bem simples porém usual.

A quem se destina: Todos.

Post: Lançamento: Correios Component Set para aplicações Flex/AIR

Por que ele é relevante: Tinhamos em mente criar uma API específica para consultar os três serviços básicos dos correios que são ( consulta de cep, rastrear encomenda e calcular frete), só que acessando via Flex/AIR. Até então não tem outro componente que faça isso na blogesfera. Distribuimos gratuitamente o uso dos 3 componentes para qualquer desenvolvedor integrar dentro da sua aplicação Flex ou AIR.

A quem se destina: Todos os desenvolvedores.

Post: Navegando no viewStack 10 maneiras

Por que ele é relevante:
Este post ajuda a desenvolvedores a usar o componente viewstack de 10 formas possíveis.
A quem se destina: Todos os desenvolvedores Flex iniciantes.

Post: Novos adesivos “Eu sou Fx Desenvolvedor” expresse sua paixão a tecnologia

Por que ele é relevante: Serve apenas para identificar em eventos quem trabalha com Flex. Colando em seus laptops é fácil identificar e trocar figurinhas.
A quem se destina:Todos.

Post: Flex para desenvolvedores .Net

Por que ele é relevante: O post tem um objetivo simples, tentar mostrar ao desenvolvedor .Net que ele pode usar o Flex como sua camada de apresentação para suas aplicações .Net
A quem se destina: Desenvolvedores .Net iniciantes ou não ao Flex.

Post: Documentação de referência do Flex 3 traduzida para português

Por que ele é relevante: Hoje embora tenhamos prometido 50% ao término do lançamento do Flex ter traduzido toda a linguagem de referência do Flex 3. Ele se encontra com 40% traduzido e ainda crescendo. Uma das minhas colaboradoras esta me ajudando nisso.
A quem se destina: Todos os desenvolvedores do básico ao avançado do Flex podem usar a linguagem de referencia em Português do Brasil.

Post: Flex 3 beta 2 – CRUD wizard para ASP.net,PHP,JAVA,WDSL

Por que ele é relevante: Explora as novidades do Flex 3 Builder mesmo ainda na versão Beta, hoje ainda é aplicável ao Flex Builder Standard e Professional
A quem se destina: Iniciantes.

Post: É possível adicionar um label de múltiplas linhas no botão?

Por que ele é relevante: Trata-se de um componente que estende a classe Button, serve para botões com multipla linhas, que foi inspirado no delphi.
A quem se destina: Todos os desenvolvedores Flex.

Comunidade Flex-Brasil: 4 anos atrás criei a Flex-Brasil, hoje tem 4 moderadores e mais de 1600 usuários cadastrando, tornando-se a segunda maior comunidade Flex fora dos Estados Unidos.

O responsável por isso tudo? Vocês. Dou total crédito a vocês que participam da comunidade.

Meu site tem muita coisa que você pode julgar relevante,como também a secão Flex do iMasters. Onde vários autores contribuem para a comunidade com vários artigos, tanto quanto no MX Studio.

Como sempre venho pedindo, ajude a comunidade a crescer, crie um blog, começe a publicar suas idéias, o retorno, só você pode julgar.

Eu passarei a bola para Erko Bridee

Eu passo a bola para Marcio Rosa.

5 thoughts on “Manifesto Flex Brasil

  1. Excelente post Igor! Nada comor eunir num só post os mais relaventes!
    Só um detalhe, o Erko Bridee já contribui, nãos eria interessante que fosse alguém que não contirbuiu ainda?
    Abraços e sucesso!

Comments are closed.