Eventos/ Mobile World Congress/ Negócios

Mobile World Congress 2014

DSC1894

O maior evento sobre tecnologia móvel no mundo. Literalmente todas as empresas de telecom que você pensar tem um booth(stand) aqui em Barcelona. Basicamente já se foram 2 dias e eu nem cheguei perto de ver tudo que a feira tem a oferecer.
Vai basicamente da empresa que fornece antena até startups de apps móveis, de tudo tem um pouco, igual como encontrado na feira de Caruaru, só que voltado para um só negócio.

Eu cheguei com a idéia de que era mais um daqueles eventos que você comprava um ticket, via alguns exibitores e suas soluções e voltava para casa com a sensação de que só presta mesmo aquele evento que você pega só o resumo.

Caracteristicamente é um evento voltado para negócios, um acaba fornecendo soluções para o outro e pelo que vi tem muita empresa que já é velha de guerra aqui no evento. E acaba sendo um hub para encontrar outros amigos e concorrentes na área.

Marcas mais comentadas

Sem dúvida a Samsung, Nokia, Alcatel, Sony, LG foram as que mais receberam holofotes nos dois primeiros dias de evento.

Samsung
Samsung lançou o Galaxy S5, Galaxy Gear e o Galaxy Gear Fit. Copiou o leitor biométrico da Apple e basicamente mostrou que vendeu 200 Milhões de Galaxys pelo mundo, apesar de não bater em vendas com a Apple. O que marcou foi que pela primeira vez ela não falou apenas em aspectos técnicos do aparelho e sim na questão da emoção de ter um Galaxy, bem humano por sinal.

Nokia

Fez um bocado de barulho e é a marca que mais patrocinou o evento, existe uma logo da Nokia em quase todo lugar que você olha. Lançou 4 novos aparelhos focando mercados emergentes como nós Brasil, Russia, India, China à preços acessíveis iguais como a Motorola fez com o Moto G pelo mundo.

A nova plataforma Nokia X, é o primeiro aparelho da Nokia com o Android, existe no App Planet um ambiente voltado para Startups e App Devs onde você pode portar seu Android App para o Nokia X com facilidade.

A interface é muito parecida com o Windows Phone, embora só a parte do Launcher do Android, o resto é basicamente Android, basicamente eles fizeram um fork do Android e removeram o que não queriam. Tem um Review muito bom, tem mais detalhes. Em suma a Microsoft sempre faz planos para várias gerações não só para a próxima década. É um mix de Android e Windows e ir educando o pessoal para ambas as plataformas.

Sony

Tem tablets novos Phablets e dois novos modelos de smartphones, eu fiquei cético com a Sony, por não fazer hardware que preste, o que não lhe dá dinheiro ela basicamente mata o produto, como é o caso da linha Sony Vaio. Ela surpreendeu todo mundo com essa notícia e falou que ia focar-se em mobilidade, de fato ela falou à verdade, tem muita coisa nova e o movimento que ela quer fazer é andar junto com release oficiais do Android ou Windows Phone.

Alcatel

Francês também sabe fazer smartphones, ela já tinha feito alguns com Firefox OS e agora está apostando também com novos dispositivos Android (Onetouch). Ela acerta no preço, já que o mais caro segundo o exibidor vai custar no máximo US$200,00

O App Planet para quem é desenvolvedor é uma maneira excelente de conhecer novas pessoas, compartilhar conhecimento e especialmente trocar cartões de visitas. Se você vier para cá, venha com no mínimo um mil, os meus 100 já foram todos em um único dia.

A internet do evento é horrível, muita gente subindo video de reviews de aparelhos e conectadas em redes sociais deixaram a internet à desejar. Acho que isso é mal de evento e acontece basicamente com todos que já fui.

Vim com uma idéia fixa de apresentar uma solução enterprise para dispositivos móveis e descobri que ninguém ainda havia pensado nisso e volto para casa com a sacola cheia de cartões de visitas e várias promessas para receber e ser cumprida.

É um evento para você colocar em sua agenda, o que pesa mesmo é o Euro e com a Espanha em crise e um evento desse porte a economia ao local aproveita-se da oportunidade para cair matando no turista, salve o Rio de Janeiro que não é o único a explorar seus turistas.

Tenho ainda 2 dias de evento e muita coisa para visitar. Até breve.

One thought on “Mobile World Congress 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *