Captivate/ Notícias/ Vídeo

Novo Captivate 3.0 inúmeros recursos que me impressionam

Silke é uma maravilha de pessoa, ela é a gerente do produto Captivate 3 e sempre trocamos e-mails para discutir sobre EAD, já que o Fábio Oliveira é o administrador do grupo Captivate Brasil do qual fui o fundador e sempre discutimos sobre novas formas de criar conteúdo para ensino a distância de forma inteligente, rápida e fácil.

E em uma de nossas conversas estavamos falando do crescimento de mercado sobre tipos de treinamento on-line e veja o resultado abaixo bem mastigado.

Segundos dados da Guild e-Learning no mundo existem dois tipos de segmentos para ensino à distância um é chamado de Rapidly training e outro é chamado de Long training. Como o próprio nome é claro, o primeiro trata-se de treinamento rápido e que requer uma certa urgência como é o caso em treinamento de vendas quando novos trabalhadores temporários vão agregar à lista de colaboradores da Empresa, e dentre muitas outras utlidades. E tem o Long training que é uma solução completa de treinamento on-line com múltipos passos, excessas horas on-line, integração em SCORM, AICC, LMS dentre vários padrões.
Ambos vem crescendo à medida que novos recursos são disponibilizados à partir da tecnologia usada e aplicada neles. Porém em valores reais Rapidly Training cresce por ano 15% à mais que Long training que é só 9% ao ano contra os 14% do Rapidly training.

Tendo em mente esses dois focos é dificil para uma empresa tomar o melhor rumo de sua ferramenta e focar ou em clientes pequenos ou em clientes de maior porte. Porém isso é uma coisa que dificilmente acontece hoje, posso até arriscar que isso acontecia na época da Macromedia onde o Captivate não tinha muito foco, hoje a história é diferente, com a já existente PhD. Ellen Wagner da Macromedia reabrindo o departamento de EAD na Adobe as coisas mudaram, mais recursos financeiros e lógico muitas idéias se tornando realidade.

Foi ai que dentro de pouco tempo 1 ano exatamente conseguimos ter cerca de 89 mudanças significativas do Captivate 2 para o Captivate 3, que ao meu ver é a versão mais estável que eu já vi em toda sua vida desde a época que era da eHelp o Robo Demo.

Apelidado com o code-nome Mona Lisa, o Captivate trás dentre muitos recursos uma coisa que eu em meu caso particular gostei, foi o suporte a formato em swf9 e o smart record especialmente para quem tem processadores 64(bit). A aceleração de hardware diminuiu cerca de 40% em relação a versão anterior e a qualidade gráfica das imagens gravadas é fantástica.

É por isso que mais ainda em todas as minhas palestras, consultorias, viagens de negócios quando surge a oportunidade eu apresento esse software que é uma mão na roda na hora de criar simuladores, simulação, quez na hora que você mais precisa, não só quebra um galho mais a árvore inteira.

Eu não só uso o Adobe Captivate para questões profissionais, uso para questões próprias mesmo, um exemplo disso é que como moro longe de casa eu sou o consultor particular e premium da Senhora Costa. Ela sempre tem dúvida e imagina ter que explicar como fazer tais calculos no excel, formatar determinados tipos de documentos no word em uma ligação de celular. Não vale a pena.

O Bom mesmo de tudo é usar o Captivate, 10 minutos no máximo o exemplo tá feito e você só tem o trabalho de fazer o upload para o servidor do arquevo final um swf padrão e você terá o simulador, eu já coloquei aqui dentre os 400 artigos publicados até hoje alguns videos tutoriais usando o Captivate, mais se tinha uma coisa que eu sempre odiava de coração era a lerdeza devido só 1GB de memória para dividir entre Flash, Flex, Dreamweaver e Captivate, sem condições alguma.

Então meu conselho, se você é uma software house, gasta muito com treinamento de mão de obra, viagens para ensinar quem irá usar seu aplicativo, criar help de forma interativa e muito mais elegante, eu aconselho você comprar o Captivate 3.0 ou atualizar para quem tem a versão 2.0. O software está ótimo e como disse tem uma infinidade de recursos novos. Um outro que destaco é a criação já de acessibilidade 508 para o formato 9 que já pode ser integrado a leitores de interface como o JAWS para deficientes visuais e também auditivos com a adição de Caps para o videos.

Bom, eu falei inicialmente dos dois segmento e qual o foco da Adobe entre ambos. O foco é no Rapidly Training.É justamente esse, como eu falei acima em meu caso no dia-a-dia. Adobe Captivate cria filmes e simuladores de forma elegante que eu não preciso digitar se quer uma linha de código para ter um resultado final, que é incrível e ainda levar o nome dado pela minha mãe de ” Igor é arretado, ô bixo inteligente”. Já falei para ela que é o software que faz tudo sou só o piloto dele.


Procure saber mais aqui sobre o Captivate 3.0
e mude seu jeito de criar simuladores de software e documentação de exemplificação de projetos. Participe do grupo liderado pelo Fábio Oliveira o Captivate Brasil. O Captivate realmente funciona e salva o dia nas horas maior precisão onde o tempo é sempre o vilão.

4 thoughts on “Novo Captivate 3.0 inúmeros recursos que me impressionam

  1. Estou com um problema,eu publico o arquivo em html, mais quando envio ele por e-mail para qualquer pessoa o arquivo nao abre, e nem todo mundo consegue ler arquivo em swf, o q fazer???

  2. Olá, bom primeiramente acho o adobe captivate uma ótima solução, tenho apenas uma dúvida, estou desenvolvendo um trabalho interativo, onde é preciso o clique do botão direito do mouse, o captivate 3.0 tem como fazer isso.

    Estarei no aguardo
    Por gentileza responda em meu email.

Comments are closed.