Eventos/ Flex

Opine sobre o futuro do Flex

A Adobe, em especial a equepe que mantem a tecnologia Flex, está discutindo sobre o futuro da tecnologia, já que a Adobe recebeu da comunidade open-source um feedback negativo em relação a suas ações perante a abertura do código fonte do Flex. Se você tem uma opinião, colabore conosco, participe do evento aberto ao público em geral e dê seu recado.

Detalhes do evento.
Quando: 28, Janeiro – 10:00am PT / 1:00pm ET / 6:00pm GMT (duração de 1 hora)

Onde: Via Connect: http://adobedev.adobe.acrobat.com/techweds (entre como “guest” convidado, usando seu primeiro nome e último nome).

Se você não tiver tempo de participar ou não tem uma opinião a ser dada, você pode assistir o evento que será gravado e colocado o link no site do Flex opensource.

Eu acho bacana essa preocupação e o poder que os blogs influenciam sobre um produto.

Minha certa opinião para tal questão é que para se tornar realmente open-source o Flex, teria que fazer as seguintes ações:

  • Criar uma fundação sem fins lucrativos para manter o SDK
  • Criar uma comissão por membros da comunidade e empregados da Adobe para opinarem sobre novas funções do SDK
  • Deixar de apenas corrigir bugs ou patchs para o atual SDK, isso é tendioso e leva-se muito tempo. Coisa que quem trabalha dia-a-dia com o Flex, pouco vai ter tempo de mandar um patch de correção, por que? Por que ou ele cria um workarround para seu problema ou cria um novo componente para situação.
  • Abandonar essa idéia de incorporar o Flash Catalyst ao Flex, isso é pura vaidade da Adobe perante a comunidade de designers, tentar entender esse produto é sem dúvida a maior perca de tempo de toda a história do Flex
  • Alimentar a comunidade de verdade, a Adobe pouco se importou com desenvolvedores externos, que faz jus ao que trabalham, como é o caso da theMidnightCoders,GSkinner,Cynergy,ASFusion,Interation::Two,UM,effectiveUI. Tem tantos projetos que agregam valor ao Flex SDK que eles poderiam fazer parte do próprio SDK, coisa que acaba perdendo a beleza da coisa, o que muitos desenvolvedores perdem o gosto por uma tecnologia que leva mais de 2 anos para implementar cerca de 30 classes novas e 12 funções diferentes. Enquanto um projeto como Spring, Java, Linux Kernel, lança isso em no máximo 6 meses.

Em fim, são idéias futurísticas que poderiam dar certo, caso contrário acho que será melhor a Adobe voltar ao estado de código fechado e esquecer esa idéia de open-source para o lado do Flex. As coisas tendem a melhorar depois desse evento. Particularmente estamos otimistas.