Flash Player/ Flash Player 11

Para uma melhor experiência de internet, faça-me o favor, Remova o Flash Player

olho_grande

Infelizmente esse dia chegou. É triste e cansativo esse tópico, porém tudo chega ao seu fim.

O Adobe Flash Player 11.7 chegou à um nível que é insuportável, quebra o navegador toda santa hora, videos, audios e scrub da barrinha de videos lentas e não funcionais e a gota d’água é o consumo de memória.

Já tentou ver video do youtube com essa versão? Já tentou executar uma animação acelerada sem uma placa de video boa? Pois é, o que me parece proposital e o foco é deixar só para joguinhos em redes sociais.

Quando o Flash Player ainda era na versão 10. Eu conseguia usar uma aplicação em Flex com máximo de uso de 34mb de memória, hoje a mesma App com o novo Player está chegando a picos de 157mb ou 160mb. Fora que os navegadores evoluiram e o as3 ficou obsoleto.

Você pode até imaginar que eu esteja ficando maluco, mas olha ai quanta gente está notando o problema.

Isso já não considero mais Web e sim Desktop. Foge do paradigma de melhor tecnologia web.

Estou bem triste em dizer isso, mas para uma melhor experiência do usuário final, remova seu Flash Player, seu navegador vai correr livre, rápido e provavelmente nunca mais travará.

Uma tecnologia brilhante jogada na lata do lixo sem o mínimo de descendência de tirarem o lacre antes de jogá-la.

Não confundam com o Adobe AIR para mobile, esse ainda eu tenho esperança, embora não tenha tanta fé assim.

Ah! próximo projeto, faça com padrões abertos. Triste, muito triste como as coisas acontecem e ao mesmo tempo conformado que tenha chegado ao fim para aplicações.

Atualizado[05 de Junho de 2013]

Sigam o post aqui, acabei de explicar melhor o ocorrido.

11 thoughts on “Para uma melhor experiência de internet, faça-me o favor, Remova o Flash Player

  1. Ah tá, vou ficar sem assistir a meus vídeos no YouTube? O Flash Player ainda é necessário para isso! Acho que você quis dizer “Removam o Adobe Shockwave Player”.

  2. Bem, acabei de participar do evento AdobeCamp realizado em Maceió-AL e, após assistir várias palestras do pessoal da Adobe, não houve um que sequer falou em ActionScript ou Flash. Focaram tudo em HTML5. Até o Lee Brimelow, que é evangelista de games da Adobe, está focando suas palestra de games em HTML5 + JS. Após ler esta notícia (http://blogs.unity3d.com/2013/04/23/sunsetting-flash/) da Unity3d, que é uma empresa que investe (aliás, investia em Flash) para games, e também analisando o conteúdo da Adobe MAX (http://max.adobe.com/sessions/online.html#tv) onde não houve um foco em AS3, muito pelo contrário, várias palestras indicando como migrar do Flash para HTML5, a impressão que fiquei foi de que a Adobe está aos poucos (indiretamente) abandonando o desenvolvimento e manutenção do Flash. Eu, como desenvolvedor Flex que sou, fico revoltadíssimo com este cenário, mas infelizmente não há nada ainda que me faça pensar diferente.

  3. Igor, é impressão minha ou segundo o contexto deste post, você praticamente diz que está abandonando o Flex. É isso mesmo?

  4. Acabei de remover o meu.

    Muito boa sua posição Igor, poucos tem a coragem de falar abertamente. Acho que tem muitos que não querem aceitar o fato que a tecnologia de fato morreu.

  5. Eu pessoalmente não fico atualizando minor release do flash player imediatamente. O que eu uso aqui é o 11.3 content debugger pra mac e roda bem direitinho. O 11.7 tá instalado, mas na hora que eu fui ver meu primeiro video no YT, eu desativei.

    Eu não acho que o flash vá morrer, o que aconteceu foi simplesmente um pivot na estratégia dos caras que provavelmente vai culminar na extinção do plugin pros navegadores, mas na minha opinião isso vai demorar bastante pra acontecer pq no meio de tantas novas tecnologias, html5, css3, javascript, blablabla, o (banner) arroba de 30k, o interstistial e o expansivo ainda são umas das coisas que mais movimenta grana na web e até alguém inventar e popularizar o equivalente do eyeblaster em javascript, o flash continuar se arrastando.

    O que eu não entendo é esse rage quit de “AH PQ EU NÃO VOU MAIS USAR FLASH pq o flash não da mais pra fazer tudo que eu queria”. Bom, linguagem nem tecnologia nenhuma suporta todos os cenários de uso e isso é uma coisa boa. Eu acho que mais importante do que fechar a cara e dizer “dessa água nunca mais beberei”, é usar as tecnologias de acordo com as necessidades do projeto e não de acordo com a minha conveniência. Como já dizia o koogy do brokentier: nerf? buff? patch? ADAPT!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *