Flex

Por que não uso Laszlo?

Recebi hoje um e-mail, em pleno domingo de um dos leitores do blog, com uma pergunta bem pessoal, como sugere o título desse post.
Então resolvi postar aqui meus comentários da razão a qual eu expressei para ele por que não usar Laszlo ao invés do Flex.

Não uso o Laszlo simplesmente por que só para setar meu ambiente de desenvolvimento preciso fazer um download de 175MB do SDK do Java + 119MB do Plugin para o Eclipse e mais 104MB do Eclipse para rodar tudo perfeito.

Porém essa não é apenas uma razão pela qual não deixo de usar, sai de mim em achar que sou extremista, eu tenho o Laszlo instalado e também já fiz uma boa leitura do material, porém não me dá tesão em mexer, acho que o MXML segue mais as regras XUL do que o LZX, tem outra coisa que me incomoda é que ao gerar qualquer coisa pelo Laszlo os arquevos .swf finais são maiores que os gerados no Flex. Não sei a razão, possivelmente é a maneira como faz o encode da linguagem.

Outro fator decisivo a que me fez levar ao não uso do mesmo foi por que, se eu começa-se a usar Apenas .Lzx + .js eu perderia toda a minha experiência do .as que no caso não teria proveito algum. Então é por essas razões bem expressas que eu não uso Laszlo.

Existem várias outras características que ambos os lados (Flex vs. Laszlo) tem em comum. Porém não é nada remetente ao Laszlo que faço esse post é apenas uma forma de exibir o que eu acho como pensamento pessoal.

Agora se você quer usar Laszlo e não Flex, não vejo o por que de te aconselhar a usar Flex, visto que ambas as tecnologias faz a mesma coisa RIA, ambas tem um framework gratuito, ambas tem documentação para dá e vender. Então é só por forma de trabalho mesmo.

Quer usar Laszlo, vá em frente apoio incondicionalmente.

2 thoughts on “Por que não uso Laszlo?

  1. IGOR,

    MUITO LEGAL O POST, FUI EU Q ENVIEI O EMAIL COM DÚVIDAS SOBRE O LAZSLO. ACHEI LEGAL A IMPARCIALIDADE AO COMPARAR OS 2.

    VALEU PELA FORÇA DE SEMPRE, ENVIEI OUTRO EMAIL P/ GRUPO SOBRE O ASSUNTO DO POST.

    ABRAÇOS!

Comments are closed.