Pessoal

Professor Pasquale

Eu até pensei duas vezes em postar essa foto com o Professor Pasquale que tirei no último dia 01 de julho em Congonhas, já pensando nas sarcásticas críticas que alguns falam sobre meu português, já até imagino-os “Pede dicas para ele”, “aprendeu alguma coisa bixo tapado”. O fato é que “como quem tá na guerra é para atirar ou ser atirado”, tá ai a foto.

O Real sentido da foto é que tenho uma tia muito bisbilhoteira do Português e vez ou outra ela me liga lá de pernambuco e diz que errei em tais locais no site e que estaria mandando as anotações certas, vulgo, eu faço tudo como ela manda. Daí pensei em alguma forma de gratidão a tia enviando essa foto do Pasquale para ela.

O que me surpreendeu foi que, Pasquale conhece e muito minha terra natal, “Petrolina”, ele foi logo dizendo “Terra dos impossíveis!”. E eu vi que realmente ele conhecia, depois fiquei “matutando”, como dizemos lá em Pernambuco ao ato de pensar. Como Pasquale conhece minha terra?

Foi ai que veio a mente, que ele realmente já esteve lá na inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco e já participou de um evento organizado pelo governo do estado chamado festival da primavera com Ariano Suassuna.

Objetivos a parte, peguei algumas dicas de livros sobre disgrafia.

[UPDate] Corrigidas.

14 thoughts on “Professor Pasquale

  1. pow igor, “correções corretas”?
    fala sério esse pleonasmo foi só pra ver se o Pascoale comentava no seu blog., não foi não?

  2. Sou apaixonada pelo Professôr. Fico até perplexa vendo-o falar, tamanha é sua inteligência, seriedade e prazer com que fala da nossa lingua. Hummm!! Será que escrevi correto!!!!Parabéns por têr conseguido esta foto!!!
    Professôr, o correto é: Irei “ao” Estados Unidos! ou Irei “aos” Estados Unidos.???

  3. Por gentileza gostaria de saber corretamente é ?

    MUSSARELA ou MUÇARELA…

    Qual a definição entre as duas palavras?

    Obrigada…

  4. Ajude-me, por favor.
    Em meus estudos apareceu a palavraq endoculturação.

    Por favor, o significa esta palavra??????

    grata

    júlia

  5. Velho, aproveitando o ensejo, verifica para mim se está correta a expressão: ” Se se pudesse demonstrar…”, Obrigado!

  6. Olá, tem gente que está tirando uma chacota devida sua falha na concordância verbal mas nem sabe escrever o nome do Professor PASQUALE …
    Reveja seus recados, incluse do colega no topo!!!
    Quem tem teto de vidro, não pode atirar pedra no teto do vizinho.
    Um abraço. rs

  7. Professor,porque a nossa língua portuguesa é tão complexa?Imagine nossas crianças chegando na pré-escola até chegar a quarta série!Sou educadora alfabetizo alunos até a quarta.É uma dificuldade tremenda que tenho,pois eles estão naquela fase de aborrecentes,onde o que importa no momento é o “pagode”,principalmente a dança do “todo enfiado”é o clima do momento;então aproveito o momento para exploraro sentido dessa música,mas não posso dizer pra eles que é uma verdadeira baixaria e troca-la por uma MPB,logo de cara.Imagine também trabalhar reforma ortográfica para uma clientela sem perspectiva de uma vida decente,onde no local onde residem o esgoto corre a céu aberto e poucas são as opções de emprego para seus pais.É difícil trabalhar uma educação para a vida onde os próprios livros didáticos foram feitos para elite branca e os próprios contúdos não correspodem aos anseios desse grupo.O POVO DESFAVORECIDO PRECISA DE AJUDA.SOCORRO!

  8. Estou intrigado, pois am Rede Globo começou a falar, há algum tempo, sobre o hexa campeonato, porém tenho uma dúvida: o correto é pronunciar a palavra hexa com o X tendo o som quiça, ou quissa, ou como se pronuncia a palavra hexagonal, onde a letra X tem tem o som da letra Z?
    A Rede Globo, como o Estadão, tem seu próprio dicionário, como sabemos, sendo que é comum escutarmos seus jornalistas dizerem Infarte, quando o correto é Infarto, e demais baboseiras.

  9. Gostaria de saber como se escreve corretamente a palavra, mussarela ou muçarela?
    Obrigado!

Comments are closed.