Flex/ Flex para Gerentes

Seu chefe acredita que o Flex foi um fracasso?

Cerca de 20 dias atrás enviei um e-mail para explicar por quê o Flex pode mudar a experiência do usuário para “Aplicações” no estilo Web2.0, devido um argumento que ele me comentou que ouviu do chefe, que Flex é um fracasso. Então acredito que você também já deve ter ouvido isso e por parte disso segue o e-mail que envie na época que possa servir de argumento para que barreiras possam ser quebradas em sentido a essa comparação com o Fracaso.

Atualmente várias empresas no mundo inteiro usam Flex como principal camada de desenvolvimento de interfaces gráficas para aplicações RIA. Atualmente são 860 empresas e delas as 100 maiores no mundo listadas pela FORBES usam Flex em suas aplicações.
SAP por exemplo está migrando sua ferramenta de CRM de Java para Flex na interface, DataSul está trocando todas suas soluções ERP,CRM para Flex. MídiaWeb está fazendo um Gestor de conteúdo CMS, totalmente em FLEX para portal Oi Internet, a Odebrestch juntamente com a Petrobras estão incorporando suas Interfaces ricas em suas Intranets todas feitas em Flex, a LeaderShip Latin America um dos projetos que participei, dia 15 ontem tive em São Paulo na Adobe Brasil para mostrar o Case de sucesso que eles adotaram o Flex.
Muitas e Muitas empresas adotaram o Flex como melhor custo benefício, maior produtividade e menos dor de cabeça para solucionar seus problemas de desenvolvimento amigável.
Rich Clients application é feito com Flex, Flex foi eleita a melhor tecnologia de desenvolvimento RIA pela InfoWorld(http://www.infoworld.com/reports/01SRtoy07.html) A revista Java Developers AWard escolheu o Flex como melhor concorrente para o Java para aplicações Ricas na Internet( http://Java.sys-con.com/read/260074.htm).

Exemplo típico disso é a mundo livre S/A que desenvolve todos os seus sitemas em Flex junto com .net para a SPTRans e a companhia do Metrô de SP.

No cenário mundial o Flex tem sido bem cotado, hoje tem cerca de 100 orfetas de empregos para Programadores Flex, ( eBay, Yahoo, Morgan F, BrightCove) estão em busca de profissionais um típico disso é a lista Flex Jobs http://tech.groups.yahoo.com/group/flexjobs/

Cases ao redor do mundo,
ESRI: http://www.adobe.com/cfusion/showcase/index.cfm?event=casestudydetail&casestudyid=107629&loc=en_us
Rotech HealthCare Inc: http://www.adobe.com/cfusion/showcase/index.cfm?event=casestudydetail&casestudyid=107567&loc=en_us
The Wharton Course Auction: http://auctions.wharton.upenn.edu/demo/index.html
Fidelity Mortagage Search: http://mortgage.fidelitylabs.com/index.shtml
ChannelMaster4 : http://my.adobe.acrobat.com/doradomaxpresentation/
teachCTA : http://my.adobe.acrobat.com/teachctamax/

Vários exemplos de aplicações feitas com Flex : http://www.adobe.com/devnet/flex/?tab:samples=1

Apresentação do David Mendels o VP da Adobe e sua visão para Rich Clients Applications usando Flex : http://www.adobe.com/products/flex/media/mendels/

A Flex Brasil hoje conta com mais de 550 membros cadastrados, muitos trabalhos estão sendo elaborados, Flex 2 SDK é totalmente Grátis a empresa só paga para usar Flex se ela queser o Flex Builder com ou sem Flex Charts ou o Flex DataServices Enterprise, por que tem também Flex Data Services Free. Que é o Flex DataServices Express.

Então acredito que com esses argumentos você pode enviar para seu chefe.

Atenciosamente.

Algumas atualizações que atualmente não estão mencionadas

* 630 agora é o número de associados ao Flex-Brasil
* Flex 3 será open-source
* Flex Data Services agora será Live Cycle Data Services
* Flash CS3 é integrado ao Flex
* Fireworks CS3 é perfeito criação de layout de interfaces para sistemas em Flex
* Atualmente existem 25 empresas Brasileiras que já usam Flex em suas soluções

3 thoughts on “Seu chefe acredita que o Flex foi um fracasso?

  1. “SAP por exemplo está migrando sua ferramenta de CRM de Java para Flex na interface…”

    Isto não é totalmente verdade, uma frase destas pode ser mal interpretada.

    Até hoje o único bloco implementado em flex no netweaver é o Analytics que permite fazer output para além do tradicional html, em Flex, sendo este ainda na versão 1.5 do produto.

    A SAP anunciou sem dúvida um grande interesse na tecnologia onde prevê criar o seu novo sapGUI numa versão em Apollo, este não quer dizer que seja totalmente em Flex.

  2. João.

    A frase não tem condições de ser “mal interpretada”.

    SAP fala por si só nesse anúncio

    http://www.sap.com/community/pub/showdetail.epx?ItemID=8914
    http://www.sap.com/company/press/press.epx?pressid=7584

    Ela demonstra muito interesse tanto que no seu Careers abriu vaga para 17 UI Designers e developers.

    Ela aplicou o Flex ainda quando era Macromedia no Flex 1.5 com o Flex 2.0 já tem outros produtos que já estão sendo desenvolvidos em Flex, a interface.

  3. Igor,

    adoptar uma tecnlogia não é o equivalente a migrar para uma tecnologia. Quem trabalha com SAP sabe que tão depressa a SAP não vai largar o JAVA. Sem dúvida existem áreas onde a adopção do Flex poderá ser feito num futuro próximo, mas dai a migrar de Java para Flex, a diferença é abismal.

    my 0.02€

Comments are closed.